metropoles.com

Lula bate recorde de Dilma com 11 mulheres em ministérios

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29/12) últimos nomes que irão compor a Esplanada

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
O presidente eleito Lula anuncia no CCBB os últimos dezesseis ministros para compor seu governo. Ele fala diante de um púlpito cercado de autoridades e políticos - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula anuncia no CCBB os últimos dezesseis ministros para compor seu governo. Ele fala diante de um púlpito cercado de autoridades e políticos - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29/12) que terminou de montar o primeiro escalão do futuro governo e exaltou o número de mulheres nos ministérios. Ao todo, o futuro governo terá 11 ministras, o que supera o recorde da gestão de Dilma Rousseff (PT), que chegou a ter 10.

Lula se mostrou feliz com a indicação de Sonia Guajajara como futura ministra dos Povos Originários e de outras mulheres, como Simone Tebet, no Planejamento, Marina Silva, no Meio Ambiente, e Ana Moser, no Esporte. São 25 ministros homens e 11 mulheres.

Além disso, o futuro chefe do Executivo deu a entender que mulheres assumirão a Caixa e o Banco do Brasil. Veja quem são as principais cotadas.

“Estou feliz porque nunca antes na história do Brasil houve tantas mulheres ministras. Nunca antes tivemos uma indígena ministra dos povos indígenas”, disse, se referindo a Guajajara.

0

O presidente afirma que o primeiro escalão do futuro governo já está montado e afirmou que será preciso “trabalho em dobro” para recuperar o país.

“Depois de muito trabalho, de muita pressão, de muita conversa, de muito ajuste montamos o primeiro escalão do governo. Depois da posse a gente vai começar a discutir os números de segundo escalão, para que em pouco tempo a gente tenha todas as informações para fazer a máquina funcionar porque o povo não pode esperar. Teremos que trabalhar em dobro para recuperar”, afirmou.

“Uns já têm conhecimento, outros vão receber estudos da transição. Vão começar a trabalhar e montar equipe. Tudo isso a partir de segunda-feira. Pretendo depois, em dois ou três dias, fazer reunião com ministros, dizer o que pretendo. E depois reunião com governadores, para levantar os três principais projetos de infraestrutura”, complementou.

Veja como ficaram os ministérios:

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse presidencial será realizada neste domingo (1º/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e além de autoridades governamentais terá a participação de artistas brasileiros que irão se apresentar no Festival do Futuro.

Com uma grande estrutura montada no centro de Brasília, os shows acontecerão em dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras, que faleceram neste ano.

Compartilhar notícia