Joice Hasselmann é a nova líder do PSL na Câmara

A troca na liderança ocorreu após o presidente da Casa, Rodrigo Maia, suspender as funções partidárias de 12 deputados da sigla

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 04/03/2020 20:49

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) é a nova líder do partido na Câmara dos Deputados. Ela substituiu o colega da sigla, Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que ocupava o cargo desde o fim do ano passado.

A troca de liderança ocorreu após o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastar das funções partidárias 12 deputados da ala bolsonarista da legenda. Com isso, a bancada, que tinha 53 deputados, foi reduzida a 41, com maioria bivarista, ou seja, ligada ao presidente da sigla, Luciano Bivar (PE).

Em dezembro do ano passado, a Executiva do PSL também puniu os parlamentares, mas a decisão foi suspensa por ordem judicial. Agora, uma nova decisão do diretório nacional foi publicada no Diário Oficial da Câmara nesta quarta-feira (04/03/2020).

Foram alvos de suspensão Aline Stujs, Bibo Nunes, Carlos Jordy, Carol de Toni, Daniel Silveira, General Girão, Filipe Barros, Cabo Junio Amaral, Hélio Lopes, Márcio Labre, Sanderson e Vitor Hugo, atual líder do governo na Casa.

A briga pela liderança do PSL na Câmara ocorre desde o ano passado, quando o presidente Jair Bolsonaro demonstrou publicamente não concordar com as decisões de Bivar. Depois disso, parlamentares aliados ao chefe do Executivo, liderados por Eduardo, deram início a um conflito interno na legenda.

Últimas notícias