metropoles.com

Humberto Costa responde provocação de Bolsonaro: “Pare de molecagem”

Parlamentar afirmou que “qualquer tipo de agressão de Bolsonaro melhora o meu prestígio” em Pernambuco, estado que elegeu o senador

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Humberto Costa
1 de 1 Humberto Costa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Humberto Costa (PT-PE) rebateu, nesta quarta-feira (26/5), as provocações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que chamou o parlamentar de “Vampiro da Saúde“. Antes do início da sessão da CPI da Covid, o integrante do colegiado pediu que o mandatário do país “pare de molecagem”.

“Não há, no mundo, presidente da República que aja de uma maneira tão vil quanto esse cidadão. Continuarei a trabalhar duramente aqui na CPI, o que talvez lhe dê muita raiva. Aja como presidente da República, tenha decência, saiba o papel que o presidente tem que ter, pare de molecagem”, disparou o petista.

O parlamentar afirmou que o chefe do Executivo federal “tem medo do que essa CPI vai mostrar”. “Não acho que cabe a um presidente da República a devida compostura do cargo. Deveria respeitar a liturgia do cargo e a sua função. Todo dia fica tirando piadinha com os senadores aqui. É se rebaixar demais”, disse.

Costa também defendeu que as agressões de Bolsonaro apenas “melhoram o prestígio” do senador em Pernambuco, estado pelo qual o parlamentar foi eleito. “Eu já fui vítima de duas colocações do presidente da República via seu Twitter – não que isso me preocupe, receber qualquer tipo de agressão de Bolsonaro melhora o meu prestígio lá no estado”, completou.

“Vampiro da Saúde”

Na manhã desta quarta, Bolsonaro fez menção à Operação Vampiro, deflagrada pela Polícia Federal, em 2004, para investigar desvios de verbas de remédios desde os anos 1990. O senador petista estava entre os alvos da investigação e foi absolvido em 2010.

Na terça-feira (25/5), durante o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, à CPI da Covid-19, o senador Humberto a interpelou sobre a condução da crise sanitária em Manaus.

“A senhora se preocupou em juntar um time, encher um avião e botar gente pra atender as pessoas que estavam lá em Manaus precisando?”‘, perguntou o senador, durante o trecho do vídeo compartilhado por Bolsonaro.

O presidente, então, tuitou: “O Vampiro da Saúde, senador Humberto Costa (PT-PE), nada sabia sobre nosso apoio a Manaus (AM)”.

Compartilhar notícia