metropoles.com

Governo amplia presença de Forças Armadas na Amazônia até 30 de abril

Operação Verde Brasil II mira ações contra queimadas e desmatamento, mas também atua contra tráfico de drogas e minério

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
Militares na Amazônia
1 de 1 Militares na Amazônia - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O decreto que amplia a permanência das Forças Armadas na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5/11). Os militares ficariam no bioma para ações de combate a queimadas e desmatamento até novembro deste ano, mas o prazo foi estendido para 30 de abril de 2021.

O decreto leva as assinaturas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido); do ministro da Justiça, André Mendonça; do ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que chefia o Conselho Nacional da Amazônia Legal, já havia adiantado que o governo prorrogaria a presença de militares na região.

“A atual GLO termina no dia 6 [de novembro]. A decisão já está tomada, e tem que assinar entre esta semana e a semana que vem. Vou conversar com o general [Augusto] Heleno [do Gabinete de Segurança Institucional] para fazer essa prorrogação. Nós estamos com recurso e o recurso é suficiente para chegar até abril. Tinham sido alocados R$ 400 milhões, acho que ainda tem R$ 180 milhões, se não me engano”, disse.

Além de ações de combate ao desmatamento, a operação, denominada Verde Brasil II, já apreendeu 146 mil toneladas de manganês e destruiu 3 mil pés de maconha no Pará.

O minério estava em contêineres que seriam destinados à China. O manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?