metropoles.com

CNI: para brasileiros, é possível proteger e desenvolver a Amazônia

A pesquisa foi realizada no âmbito dos preparativos para o Fórum Mundial Amazônia+21, que acontecerá online entre os dias 4 e 6 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Hotel Urbano/Reprodução
Passeio de barco na floresta Amazônia
1 de 1 Passeio de barco na floresta Amazônia - Foto: Hotel Urbano/Reprodução

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o meio ambiente é sim uma preocupação dos brasileiros. Segundo balanço divulgado, 98% se dizem preocupados com o meio ambiente.

Embora o número seja alto, outro fator chama a atenção: 95% concordam que é possível alinhar progresso econômico com a conservação da região. Além disso, oito em cada 10 brasileiros acreditam que o país é capaz de explorar a floresta de forma inteligente, preservando os recursos naturais.

“É fundamental construir um modelo consistente de desenvolvimento que mantenha a floresta em pé e, ao mesmo tempo, promova o crescimento econômico e social da região. Trata-se de um desafio complexo, que precisa ser enfrentado com urgência. Se fizermos as escolhas certas agora, inúmeras possibilidades se abrirão e o Brasil poderá ser o líder mundial da economia de baixa emissão de carbono e da bioeconomia”, afirma presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A pesquisa foi realizada no âmbito dos preparativos para o Fórum Mundial Amazônia+21, que ocorre entre os dias 4 e 6 de novembro e reunirá dezenas de especialistas, empresários e gestores públicos para debater caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento é aberto, on-line e gratuito.

Responsáveis pela floresta

De maneira geral, os brasileiros creditam aos indígenas, ribeirinhos e quilombolas a responsabilidade pela preservação da Amazônia. Entre os que têm feito bem esse papel, também estão as ONGs ambientalistas e as universidades.

Na outra ponta, os atores que menos contribuem para a preservação do bioma, na opinião dos entrevistados, são, respectivamente, fazendeiros e pecuaristas (42% de avaliação ruim/péssimo), Congresso Nacional (40%), governos estaduais (36%), governo federal (35%), países estrangeiros (35%) e empresas que atuam na região (35%).

Fórum Amazônia+21

O Fórum Amazônia+21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal.

O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Governo do Estado de Rondônia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?