metropoles.com

Governadores vêm ao DF para tratar de ICMS e se reunir com Lula

Nesta quinta-feira (26/1) haverá o Fórum de Governadores, evento preparatório para a reunião com o presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula se reúne com governadores. a reunião é para discutir os esforços conjuntos para conter os radicais e atos antidemocráticos 15
1 de 1 Presidente Lula se reúne com governadores. a reunião é para discutir os esforços conjuntos para conter os radicais e atos antidemocráticos 15 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Os 27 representantes dos governos estaduais e do Distrito Federal estarão em Brasília nesta quinta-feira (26/1) para reunião do Fórum Nacional de Governadores, a ser realizada no Centro de Convenções Brasil 21, às 17h. O principal assunto a ser discutido será a reposição das perdas de arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis, energia elétrica, serviços de comunicação e transporte público.

Os chefes dos Executivos estaduais deverão discutir novas alíquotas de ICMS, em um esforço de ampliação da arrecadação estadual.

A edição desta quinta do fórum será uma espécie de reunião preparatória para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia seguinte, sexta-feira (27/1). Além da questão do ICMS, os governadores deverão debater as demandas regionais a serem levadas para o Executivo federal, através dos consórcios, como o da Amazônia Legal.

O Fórum de Governadores é o espaço onde os chefes dos Executivos locais se reúnem para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos. O DF é o anfitrião desses encontros. Além dos governadores, vices e secretários estaduais, costumam participar representantes do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), além de outros convidados.

Já na sexta, a expectativa para a reunião de Lula com os governadores é que cada governador apresente ao menos três demandas de obras ou financiamentos de programas estaduais, além das propostas de âmbito regional. A reunião terá início às 9h30, no Palácio do Planalto.

A reunião com governadores foi prometida pelo petista ainda na campanha eleitoral. Ela deverá contar ainda com a presença de ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Alguns governadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já confirmaram presença, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e o do Acre, Gladson Cameli (PP).

Lula já se reuniu com governadores

O primeiro encontro de Lula com os chefes dos Executivos estaduais ocorreu em 9 de janeiro, um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O encontro adiantado fez parte das movimentações de Lula para mostrar a força das instituições democráticas, ante aos ataques às sedes dos Três Poderes.

Na ocasião, Lula disse a governadores que o intuito do encontro era “prestar solidariedade ao país e à democracia”. O presidente fez diversas críticas à Polícia Militar do Distrito Federal e a generais das Forças Armadas que foram omissos e coniventes com os vândalos bolsonaristas que depredaram prédios públicos.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?