metropoles.com

Governadores se reúnem com Maia para discutir vacinação contra Covid-19

Pauta federativa também será discutida com o presidente da Câmara. Cerca de 10 chefes do Executivo locais participaram da reunião

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
João Doria e Rodrigo Maia mostram a vacina Coronavac
1 de 1 João Doria e Rodrigo Maia mostram a vacina Coronavac - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Governadores se reuniram nesta terça-feira (3/11) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial, para tratar do Plano Nacional de Imunização e da pauta federativa. Os gestores também se reuniram com presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Cerca de 10 governadores e secretários estaduais da Fazenda das cinco regiões do país participaram do encontro para discutir financiamento e regras para a vacinação contra a Covid-19. Eles pediram que os presidentes do Legislativo ajudem no diálogo com o governo federal para que ocorra uma ação coordenada nacionalmente quanto a vacinação.

“A defesa que fazemos é que a primeira vacina que tiver autorização e aprovação científica é a que o Brasil deve adotar. Se a vacina é feita no Butantan, na Fiocruz, nesse ou naquele país é irrelevante”, declarou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio de Governadores.

Os governadores combinaram o encontro com Maia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que anunciou a aquisição das 46 milhões de doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

0
Fiscal

Os gestores também pressionam pela votação do substitutivo do Projeto de Lei Complementar (PLP) 101/20, programa de acompanhamento e transparência fiscal dos estados, e da regulamentação do acordo homologado no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei Kandir em maio deste ano, que, cabe agora ao Congresso, transformar em lei. A ideia, segundo Dias, é renegociar dívidas dos estados em prol do equilíbrio fiscal.

Após o encontro, os gestores e secretários estaduais da Fazenda se reúnem com a equipe econômica no Ministério da Economia.

Compartilhar notícia