metropoles.com

“Fatos graves precisam ser demonstrados”, diz Barroso sobre impeachment

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) disse que medida não pode ser usada para expressar decepção nas democracias

atualizado

Compartilhar notícia

Nelson Jr./SCO/STF
roberto barroso
1 de 1 roberto barroso - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Robero Barroso, disse que o “impeachment é a última opção”, referindo-se a um eventual processo de cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), alvo de vários pedidos de impedimento, incluindo ações movidas por ex-aliados. Segundo o magistrado, “é preciso que fatos graves sejam demonstrados”. A declaração foi dada pelo ministro em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Derrotas impostas pela Corte ao governo, como a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem para a direção da Polícia Federal, não significam embate entre Poderes, segundo Barroso. “Numa democracia, sempre existem fricções e tensões entre os Poderes. Isso não significa crise institucional”, disse ao veículo paulista.

Ramagem é o nome preferido de Bolsonaro para o cargo, mas não pôde assumir o cargo após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro acusar Bolsonaro de tenta interferir politicamente na PF.

Para o ministro, seria um equívoco ver o Supremo como um ator político no sentido de “ser contra ou a favor do governo”. Barroso comentou uma das decisões da Corte, a que proibiu a campanha “O Brasil não pode parar”, alegando que a Constituição protege a vida e o direito à saúde das pessoas.

A peça publicitária chegou a ter um vídeo vazado e o slogan publicado na página oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mas o Planalto diz que tal campanha nunca existiu.

Questionado pelo Estadão se o Brasil aguentaria mais um processo de impeachment, Barroso disse que “impeachment não é a maneira ordinária de se administrar a decepção nas democracias”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?