FAB transporta geradores e 51 toneladas de equipamentos para o Amapá
Há quatro dias, 14 dos 16 municípios do estado estão sem energia elétrica, incluindo a capital, Macapá
atualizado
Compartilhar notícia

O Ministério da Defesa informou nesta sexta-feira (06/10), por meio de nota, que aviões militares transportaram geradores e vão continuar enviando equipamentos para apoiar restabelecimento de energia no Amapá nos próximos dias.
Desde a última terça-feira (03/10), o estado está sem energia elétrica, após um incêndio na subestação de energia controlada pela empresa espanhola Isolux. Dos 16 municípios do estado, 14 estão sem energia elétrica, incluindo a capital, Macapá.
De acordo com informações da pasta, as Forças Armadas transportarão “51 toneladas de materiais que serão utilizados emergencialmente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica”.
Outros equipamentos, como máquinas de purificação de óleo e geradores, serão levados ao estado neste sábado (7/11), de acordo com informações do governo.
As aeronaves decolaram nesta sexta de Brasília.

Avião C-130, da FAB, recebe cargas em São Luís-MA Divulgação/Ministério da Defesa

Avião C-130, da FAB, recebe cargas em São Luís-MA Divulgação/Ministério da Defesa

Avião C-130, da FAB, recebe cargas em São Luís-MA Divulgação/Ministério da Defesa

Avião C-130, da FAB Divulgação/Ministério da Defesa
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que toda a energia no estado apenas deve ser restabelecida em até 10 dias. Ele explicou que o plano para tentar restaurar a energia em 70% do estado até esta quinta (5/11) não deu certo porque a operação é “complexa”.
“Em até 10 dias nós pretendemos restabelecer 100% da energia no Amapá”, disse o ministro, após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).