metropoles.com

Ernesto Araújo viaja à Europa na tentativa de atrair investimentos

Com agendas na Hungria, Polônia, Itália e Vaticano, o chanceler e o presidente vão vai tentar resgatar a política de “Brasil is back”

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
03/05/2019 Cerimônia de Formatura da Turma do Instituto Rio Bra
1 de 1 03/05/2019 Cerimônia de Formatura da Turma do Instituto Rio Bra - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, viaja à Europa neste domingo (05/05/19) para, segundo fontes do Itamaraty, promover o comércio brasileiro e atrair investimentos. Durante a viagem, ele vai visitar a Hungria, Polônia, Itália e o Vaticano.

De acordo com as fontes, a tour de Ernesto pela Europa pode valer como um preparativo para a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a esses países. Com essas agendas, o o chanceler e o presidente vão tentar resgatar a política de “Brasil is back” e atrair novos olhares de comércio para os produtos nacionais

Além de restabelecer laços com outros países, o governo planeja receber investimentos diretos com a aprovação da reforma da Previdência e, dessa forma, possibilitar inovações nos setores de defesa e infraestrutura.

Segundo a fonte ouvida pelo Metrópoles, a Hungria e a Polônia estão empenhados em cumprir uma das cláusulas exigidas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a cada estado-membro para destinar, até 2024, pelo menos 2% do PIB ao seu orçamento de defesa. É por meio dessa meta que o Brasil tentará acordar sobre produtos a serem exportados.

A Embraer também se interessa no relacionamento com os países, com a expectativa de deixar naves de modelo KC-390 na Hungria e Polônia. Atualmente, mais de 60% da frota da Polish Airlines, da Polônia, são de aviões importados da Embraer.

Número 2 do Vaticano
Já na Itália, o governo pretende uma cooperação com indústrias de defesa, já que os italianos têm mantido um bom relacionamento com o Brasil durante anos. No Vaticano, a conversa terá fins político-diplomáticos, em aproveitamento da ida do chanceler Araújo à Itália para estabelecer contato com o “número 2” do Vaticano.

Ernesto Araújo tem previsão de chegada em Roma às 12h deste domingo (05/05/19). Ele permanecerá na cidade até a quarta-feira (08/05/19) e, à noite, viajará para Budapeste. Ao fim da tarde de quinta-feira (09/05/19), ele irá a Varsóvia, e ficará na cidade até retornar ao Brasil, na sexta-feira (10/05/19).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?