metropoles.com

Entidades repudiam ataques a jornalistas durante invasões em Brasília

Ao menos oito jornalistas foram atacados durante as manifestações terroristas que ocorreram em Brasília neste domingo (8/1)

atualizado

Compartilhar notícia

PMDF entra em confronto com bolsoanristas que destruiram prédio publicos em protesto em brasília 6
1 de 1 PMDF entra em confronto com bolsoanristas que destruiram prédio publicos em protesto em brasília 6 - Foto: null

Associações e entidades da área de comunicação repudiaram os ataques sofridos por profissionais de imprensa neste domingo (8/1), durante a cobertura dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), ao menos oito profissionais da imprensa foram agredidos.

Um dos casos é o da fotojornalista do Metrópoles que foi agredida por 10 homens, teve os pertences roubados e os registros fotográficos apagados.

Outra jornalista também precisou deletar imagens feitas no celular: uma “veterana analista política”, de acordo com o sindicato, que colabora para o portal Brasil 247.

O sindicato também divulgou que um repórter do jornal O Tempo foi agredido e teve uma arma de fogo apontada para ele. Um repórter da TV Band teve o celular destruído e jornalistas da Folha e das agências Reuters e France Presse tiveram equipamentos de trabalho roubados.

Além disso, a reportagem do jornal O Globo testemunhou uma repórter da revista New Yorker ser derrubada no chão e agredida com chutes pelos terroristas bolsonaristas.

“A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos de Jornalistas filiados repudiam de forma veemente a invasão aos prédios públicos e os ataques à democracia brasileira”, diz nota divulgada pela Fenaj.

“Todos os acontecimentos em curso são resultado da inoperância do governo do Distrito Federal, de setores da segurança pública e Forças Armadas, que permitiram a escalada da violência e se mostraram coniventes com os grupos bolsonaristas, golpistas, que não respeitam o resultado das eleições, a Constituição e a democracia”, diz nota divulgada.

Além da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas, divulgaram notas de repúdio aos ataques a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?