metropoles.com

Embaixada da China repudia Weintraub por difamação: “Racista”

De acordo com a representação chinesa no país, ministro da Educação associou o país asiático à origem do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/ Especial para o Metrópoles
Abraham Weintraub franze os olhos
1 de 1 Abraham Weintraub franze os olhos - Foto: André Borges/ Especial para o Metrópoles

A Embaixada da China no Brasil acusou, na madrugada desta segunda-feira (06/04), o ministro da Educação brasileiro, Abraham Weintarub, de fazer declarações difamatórias e associar o país asiático à origem da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

No fim de semana, Weintraub tuitou uma imagem do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, na Muralha da China. Ele fez alusão ao fato de o personagem trocar o “r” pelo “l”, insinuando que seria uma forma de falar do povo chinês. O post, no entanto, não está mais disponível.

Em conta oficial no Twitter, a embaixada afirmou que as declarações de Weintraub “são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil”.

Para a representação chinesa no Brasil, a Covid-19 traz um desafio que nenhum país consegue enfrentar sozinho e “a maior urgência neste momento é unir  todos os países numa proativa cooperação internacional para acabar com a pandemia com a maior brevidade, com vistas a salvaguardar a saúde pública mundial e o bem-estar da humanidade”.

Esta não é a primeira vez que autoridades brasileiras causam polêmica com o governo chinês. No mês passado, o deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Eduardo Bolsonaro, compartilhou um tuíte de um seguidor que acusa o Partido Comunista Chinês pela pandemia do coronavírus.

O filho “zero três” afirmou ocasião que “quem assistiu à minisséria Chernobyl vai entender o que aconteceu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa”.

O embaixador chinês reagiu à acusação e afirmou que Eduardo Bolsonaro tem “vírus mental”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?