Em meio a impasse sobre Orçamento, Bolsonaro faz live de 5ª

Mais cedo, ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que não pode executar Orçamento e pediu ajuda do Congresso Nacional

atualizado 08/04/2021 19:26

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou nesta quinta-feira (8/4) a sua já tradicional transmissão semanal ao vivo nas redes sociais.

Veja como foi:

A live desta quinta ocorreu em meio ao impasse sobre o Orçamento de 2021. Em março, o Congresso Nacional aprovou o projeto que dispõe sobre o orçamento do governo federal para o corrente ano.

Durante a tramitação, os parlamentares cortaram R$ 26,45 bilhões em gastos obrigatórios e realocou o montante para custear obras do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no valor de R$ 10,2 bilhões, e projetos de outras pastas.

Os recursos foram definidos como emendas parlamentares, ou seja, quando senadores e deputados indicam onde o dinheiro será alocado. A prática é prevista em lei.

A equipe econômica defende o veto integral dos tópicos, argumentando que, se sancionar, Bolsonaro irá cometer crime fiscal e estará desrespeitando o teto de gastos. O presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 22 de abril para sancionar ou vetar o projeto.

Mais cedo, nesta quinta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o orçamento aprovado pelo Congresso não pode ser executado e pediu ajuda dos parlamentares.

“Agora é mais uma questão política de como podemos corrigir isso juntos”, disse o ministro.

“Não estamos brigando, somos parceiros. Somos poderes independentes, mas podemos colaborar no Orçamento e há um problema de como corrigir o excesso de gastos que foi enviado em um primeiro momento”, declarou.

0

Últimas notícias