metropoles.com

Em Brasília, Lula recebe Freixo e conversa sobre pandemia e eleições

Deputado federal se reuniu com o ex-presidente nesta segunda-feira. Lula está em Brasília e se reunirá com políticos e embaixadores

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil
1 de 1 Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira (3/5), com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ), em Brasília. Eles conversaram sobre auxílio emergencial, vacinas contra a Covid-19 e Rio de Janeiro.

Ao sair do encontro, Freixo disse à imprensa que, independentemente do que vai acontecer em 2022, “vamos fazer tudo para que possamos caminhar juntos”.

Nas redes sociais, Lula comentou sobre o encontro com Freixo: “Conversamos sobre o futuro do Rio de Janeiro e do Brasil”.

Veja:

Questionado pelo Metrópoles sobre ser o candidato do PT em 2022 para o governo do Rio de Janeiro, Freixo afirmou que é o partido que tem de falar sobre isso.

“A gente quer caminhar juntos. É o meu desejo que a gente caminhe juntos, que a gente faça uma frente ampla para derrotar Bolsonaro no Rio e derrotar Bolsonaro no Brasil”, assinalou o deputado do PSol, ressaltando que Lula está disposto a integrar essa frente ampla.

“Derrotar o Bolsonaro não é um projeto à esquerda. Derrotar o Bolsonaro é um projeto civilizatório, um projeto democrático, um projeto da vida. Essa é uma responsabilidade que tem de ser de todo o campo progressista, o PT dentro dele, evidente, mas também de um campo democrático, tem de ser amplo nesse debate, para tirar o Brasil desse atraso, desse retrocesso”, prosseguiu.

Lula chegou a Brasília nesta segunda, e irá se reunir com uma série de parlamentares, embaixadores e o ex-presidente José Sarney (MDB).

0

O ex-presidente tem encontro marcado com o embaixador russo, Alexey Kazimirovitch Labetskiy, para falar sobre a Sputnik V, vacina russa que não teve o uso aprovado no país. Também está na agenda do petista reunião com Yang Wanming, representante da China, país que fornece parte do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a fabricação de imunizantes.

Auxílio emergencial

“Foi uma conversa boa com o presidente Lula sobre a realidade do país e do Congresso. Ele insistiu muito no tema da vacina e o debate sobre o auxílio emergencial. O Brasil tem condições de votar um auxílio emergencial de R$ 600”, disse Freixo.

Sobre o financiamento do auxílio emergencial, uma vez que o governo federal alega não ter dinheiro suficiente, o parlamentar afirmou se tratar de um endividamento necessário: “Essa é a diferença do Estado para o mercado. O Estado tem compromisso com a vida”.

“O governo precisa saber o que é prioridade: se a gente vai continuar pagando os juros da dívida e tirando o dinheiro público em um momento em que a gente tem mais de 400 mil mortos [por Covid] para transferir de recurso privado de interesse de pouca gente ou se a gente vai, neste momento, dizer o seguinte: “Para, o Estado brasileiro tem que ter responsabilidade com a vida e vai priorizar um pagamento que vai fazer com que as pessoas possam se preservar e não passar fome”, disse.

A reunião também contou com a presença dos deputados Paulo Teixeira (PT), José Guimarães (PT) e Gleisi Hoffmann (PT), além do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

Lula está hospedado em um hotel na área central de Brasília, onde recebeu Freixo, e ainda nesta noite se encontra com representantes da Embaixada da Alemanha.

Compartilhar notícia