metropoles.com

Dino anuncia mais 3 futuros secretários do Ministério de Justiça

Na quarta-feira (14/12), o futuro ministro já havia revelado a escolha de Ricardo Cappelli para ser seu secretário-executivo na pasta

atualizado

Compartilhar notícia

dino em coletiva
1 de 1 dino em coletiva - Foto: null

Na tarde desta sexta-feira (16/12), o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) anunciou os nomes de mais três futuros secretários da pasta, na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nessa quarta-feira (14/12), Dino já havia revelado a escolha de Ricardo Cappelli para ser seu secretário-executivo.

Durante a entrevista coletiva, o ex-governador do Maranhã0 e senador eleito divulgou os novos três nomes. Veja:

  • Ex-deputado federal Wadih Damous estará à frente da Secretaria do Consumidor
  • A advogada Tamires Sampaio coordenará o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e,
  • A professora Sheila de Carvalho que presidirá o Comitê Nacional para os Refugiados.

“Com isso, temos o preenchimento de aproximadamente metade dos cargos estratégicos do MJSP. Na próxima semana, a expectativa é que haja o preenchimento dos outros cargos de direção. O nosso objetivo é que tenhamos até o dia 20 o preenchimento de todos esses cargos”, disse Flávio Dino.

O futuro chefe da pasta, que atualmente é comandada por Anderson Torres, disse ainda que se preocupa em ter uma formação plural, “com a cara da sociedade”.

“Temos a preocupação de ter um ministério que seja a expressão da sociedade no seu interior. O presidente Lula tem fixado balizas e diretrizes muito nítidas. Temos metas já para os primeiros 100dias e serão rigorosamente cumpridas”, expressou.

Currículos

Wadih Damous – Natural do Rio de Janeiro, o ex-deputado federal, Wadih Damous tem formação em direito na UERJ [Universidade do Estado do Rio de Janeiro], tem mestrado na PUC-RJ, e já presidiu a OAB-RJ, bem como a Comissão da Verdade da OAB. É advogado trabalhista há 35 anos.

É autor do livro “Medidas Provisórias no Brasil: origem, evolução e novo regime constitucional”, em parceria com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino.

Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UERJ e, como advogado, atuou e defendeu os trabalhadores, especialmente à frente dos sindicatos dos Metalúrgicos e dos Ferroviários. Antes da OAB-RJ, também foi presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro em duas gestões, entre 2002-2006.

Tamires Sampaio – Tamires Sampaio é advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e egressa do International Institute for Genocide and Human Rights Studies em Toronto (Canadá).

É autora do livro “Código Oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil”, publicado pela Editora Contracorrente. Também é pesquisadora sobre segurança pública, sistema de justiça criminal, racismo estrutural e genocídio. Feminista interseccional, militante do movimento negro e de juventude, em especial na pauta de educação.

Sheila de Carvalho – Sheila de Carvalho é advogada Internacional de Direitos Humanos. Diretora de Incidência política do Instituto de Referência Negra Peregum. Fundadora e Sócia do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados, primeiro escritório dedicado exclusivamente para litigância estratégica em direitos humanos e justiça climática.

É professora de pós-graduação em direitos humanos. Integra a Uneafro Brasil, Coalizão Negra Por Direitos e Grupo Prerrogativas. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Centro de Referência Legal da Artigo 19.

Atuou como advogada para as principais organizações de direitos humanos brasileiras e internacionais. Conselheira da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e da Organização TornaVoz. Fellow do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, nomeada pelo MIPAD/ONU uma das pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.

Compartilhar notícia