metropoles.com

CPI da Covid-19 será instalada na próxima terça-feira (27/4)

Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão e o presidente nomeará o relator. Contudo, há acordo por essas vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Plenário do Senado Federal
1 de 1 Plenário do Senado Federal - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19 será instalada, na próxima terça-feira (27/4), no Senado Federal.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é o membro titular mais idoso da comissão, com 73 anos, convocou a primeira reunião, a qual ele será o responsável por conduzir. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPI. O presidente nomeará o relator.

Em acordo prévio, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ficar com a presidência e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com a vice. Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator. Contudo, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também deve disputar o comando do colegiado.

Havia a expectativa de a comissão ser instalada nesta quinta-feira (22/4). Este adiamento na instalação é benéfico para o governo Jair Bolsonaro, que vem articulando para barrar Renan Calheiros na relatoria do colegiado.

A reunião de abertura será semipresencial, de acordo com Ato da Presidência do Senado, publicado nesta segunda-feira (19/4).

A votação deve ser secreta. Urnas eletrônicas serão instaladas fora do plenário da comissão e também na garagem do Senado para os senadores em grupo de risco. A comissão também terá acesso restrito a senadores e assessores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações