metropoles.com

Covid-19: Senado aprova PL que facilita acesso a crédito durante pandemia

O projeto tem o mesmo objetivo da MP 958/20, que perdeu a validade em agosto. Texto segue para análise na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Leopoldo Silva/Agência Senado
Paulo Rocha_Leopoldo Silva-Agência Senado
1 de 1 Paulo Rocha_Leopoldo Silva-Agência Senado - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Os senadores aprovaram nesta quinta-feira (19/11) o Projeto de Lei 4.528/20, que facilita acesso a crédito para amenizar o impacto da pandemia da Covid-19 na economia, enquanto durar o estado de calamidade pública. Agora, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

A matéria, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), dispensa a exigência de uma série de documentos na hora da contratação ou renegociação de empréstimos, por empresas ou pessoas físicas, junto aos bancos públicos. O PL tem o mesmo objetivo da Medida Provisória (MP) 958/20, que perdeu a validade em agosto.

O relatório do senador Plínio Valério (PSDB-AM) foi favorável à aprovação do projeto e incorporou duas das 17 emendas propostas, que se aplicam às operações de crédito realizadas por instituições financeiras privadas, vedando a cobrança de tarifas por saques, totais ou parciais, ou pela transferência a outras contas, dos valores creditados nas contas dos agentes econômicos.

0

“Diante da dificuldade de acesso ao crédito no Brasil, agravada pela pandemia, a proposição adota mecanismos que objetivam auxiliar na superação do atual cenário que o país se encontra, buscando facilitar o acesso ao crédito ao flexibilizar exigências impostas à sua concessão, tais como a dispensa do registro de instrumentos contratuais e a dispensa da apresentação de certidões de regularidade”, diz o relatório.

Inicialmente, o PL 4.558/20, do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (DEM-PE), com o mesmo objetivo, seria apreciado, mas Rocha reclamou antecedência da apresentação e seu projeto foi aprovado, de forma substitutiva. O relatório contemplou ambos os projetos.

Entre as documentações dispensadas estão as certidões:

  • De regularidade relativa à prestação de informações ao Ministério do Trabalho sobre o número de empregados da empresa;
  • De regularidade junto a Justiça Eleitoral;
  • Negativa de inscrição de dívida ativa da União;
  • Negativa de débitos junto ao FGTS;
  • Negativa de débitos junto ao INSS;
  • Comprovação do recolhimento do ITR, relativo ao imóvel rural, no caso de crédito rural; e
  • Consulta ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?