O Partido Democrático Trabalhista (PDT) denunciou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao Tribunal Penal Internacional (TPI). A legenda acusa o chefe do Executivo de crime contra a humanidade por sua postura no combate ao avanço do coronavírus.
A Corte informou, na sequência, que irá analisar a denúncia. Contudo, o documento do TPI que acusa o recebimento da petição é expresso ao afirmar que tal recebimento não significa que a investigação foi ou será necessariamente aberta.
Veja a íntegra do documento:
Pdt Denuncia Bolsonaro by Metropoles on Scribd
Segundo a ação do PDT, o mandatário brasileiro tem contrariado recomendações para reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus no país e, desse modo, colabora para o colapso do sistema de saúde.
Na peça, o partido lista uma série de episódios em que Bolsonaro ignorou recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde. Estão listados episódios de comparecimento a manifestações e declarações contra o isolamento social — entre elas a que o presidente chama a Covid-19 de “gripezinha”.
“Ressoa inconteste que as falas irresponsáveis proferidas pelo presidente da República, sobre o novo coronavírus, influenciam o comportamento dos cidadãos para o descumprimento das medidas necessárias ao combate do Covid-19”, diz trecho da denúncia.
A legenda também fundamenta acusação contra Bolsonaro por crime contra a humanidade por omissão com base em medidas do Ministério da Saúde que contrariaram recomendações da OMS, como a não adoção de testes em massa.

Presidente Jair BolsonaroReprodução Tv Record

Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018Reprodução

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da possePresidência


Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Myke Sena/ especial para o Metrópoles

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Reprodução/Redes sociais

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Alan Santos/PR