metropoles.com

Coronavírus: Maia volta a dizer que Guedes errou e demorou a agir

O presidente da Câmara dos Deputados diz que o ministro da Economia tenta responsabilizar o Congresso por estar “tensionado”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia - presidente da camara dos deputados entre dois segurança nos corredores do congresso nacional
1 de 1 Rodrigo Maia - presidente da camara dos deputados entre dois segurança nos corredores do congresso nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a dizer nesta quarta-feira (1º/04) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer responsabilizar terceiros por “erros grandes” e atrasos do governo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Segundo Maia, é”óbvio” que Guedes está “tensionado” porque, além de ter “demorado a reagir”, teria minimizado os impactos econômicos do Covid-19 no país.

“Um homem com o talento dele comete um erro tão grande na sua análise inicial da crise e minimiza os impactos na economia. Aí mais uma vez tenta transferir a responsabilidade”, disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O deputado afirmou ainda que a reação do titular da Economia, “após errar na análise”, “faz parte do ser humano”. “Temos que nos colocar na posição do ministro Paulo Guedes. É claro que a prioridade é a área da saúde, mas o segundo grande impacto é na área econômica e social”, ponderou.

O deputado afirmou que isso não o incomoda, porque os parlamentares “têm admiração, carinho e reconhecimento” pelo que o ministro representa no governo federal.

“Governo mentiu”
Na noite de terça (31/03), Maia afirmou que Guedes “mentiu” sobre a liberação dos R$ 600 do coronavoucher à população. Isso porque o ministro disse que só poderia fazer o repasse do benefício emergencial se o Congresso aprovasse uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

“Se ele [Maia] encaminhar e aprovar em 24 horas uma PEC emergencial que regularize isso, o dinheiro sai em 24 horas”, pressionou o ministro.

Maia criticou a fala de Guedes: “Só um esclarecimento, sem nenhuma crítica, apesar de que seriam merecidas em relação à fala mais uma vez de Guedes, transferindo a terceiros a responsabilidade dele quando nomeado superministro”.

Até mesmo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reclamou da argumentação da equipe de Guedes. “Paga logo”, cobrou o ministro em uma rede social.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?