metropoles.com

Guedes diz que auxílio de R$ 600 depende de aprovação de PEC

Texto aprovado pela Câmara na semana passada e pelo Senado na noite dessa segunda aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (31/03) que a liberação do pagamento do auxílio de R$ 600 a informais, pelo período de três meses, o chamado coronavoucher, depende da aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

A declaração foi feita durante coletiva à imprensa para apresentar medidas que o governo está adotando para combater a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A  proposta, conhecida pelo apelido de “coronavoucher”, foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada e pelo Senado na noite dessa segunda (30/03). O texto aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que não havia sido feito até a publicação desta reportagem.

“Tem um problema técnico de liberação de fontes. E aí está se discutindo a velocidade com que se pode aprovar uma PEC para dar origem e fontes a essas despesas. Do ponto de vista técnico, está tudo pronto na Economia. Agora é um trâmite politico e jurídico”, disse.

Segundo o Ministério da Cidadania, o benefício deve começar a ser pago apenas na segunda quinzena de abril.

O cronograma não foi visto com bons olhos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que pediu celeridade ao pagamento do auxílio a informais.

Trâmites

De acordo com Guedes, a efetivação da medida dependerá de trâmites jurídicos e legislativos.

“O presidente [da Câmara dos Deputados] Rodrigo Maia pode nos ajudar muito, se ele encaminhar e aprovar em 24 horas uma PEC emergencial que regularize isso, o dinheiro sai em 24 horas. Pode sair rapidíssimo”, disse o ministro.

“Eu pediria que houvesse um pouco de compreensão. Por um lado, há essa urgência para que chegue logo. Não é trivial colocar dinheiro na mão de 38 milhões de pessoas, onde 70% não estão registrados”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?