Coronavírus: 76% dos brasileiros defendem isolamento social

Pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 1º e 3 de abril, por telefone. Respoderam às perguntas 1.511 pessoas em diferentes municípios

atualizado 06/04/2020 7:59

Ao contrário do que tem sido defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a maioria dos brasileiros defende o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Ao todo, 76% concordam com a medida de acordo com pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (06/04).

O fim do isolamento social vem sendo defendido por Bolsonaro há algumas semanas. O presidente, inclusive, pediu em pronunciamento em rede nacional o fim do “confinamento em massa” e classificou o coronavírus como uma “gripezinha”.

A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril, por telefone. Respoderam às perguntas 1.511 pessoas em diferentes municípios.

Somente 18% da população brasileira acreditam que o isolamento deve acabar.

A maioria dos entrevistados — 87% — também defende que as escolas permaneçam fechadas em meio à pandemia do coronavírus. A volta à sala de aula tem apoio de apenas 11% dos brasileiros.

Além disso, 71% da população acredita que o governo deve proibir atividades essenciais para diminuir o contágio.

A postura do presidente tem provocado atritos com governadores, que têm adotados medidas estaduais para impedir a circulação de pessoas nas ruas, e com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem posição clara a favor do isolamento social para conter a Covid-19.

Últimas notícias