Comissão aprova inclusão de feminicídio em Código Penal Militar

Projeto de lei agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados

atualizado 26/10/2021 15:53

Superior Tribunal Militar Hugo Barreto/Metrópoles

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou proposta que insere no Código Penal Militar (CPM) o crime de feminicídio, com pena de reclusão de 15 a 30 anos.

O texto também prevê agravantes à pena. A punição será aumentada de um terço (1/3) até a metade (1/2) se o crime for praticado em caso de:

  • a vítima estar gestante ou nos três meses posteriores ao parto;
  • ser menor de 14 ou maior de 60 anos;
  • portar deficiência;
  • se o crime for cometido na presença de descendente ou de ascendente da vítima;
  • ou em descumprimento das medidas protetivas de urgência na Lei Maria da Penha.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), que apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 3634/19, do deputado Cássio Andrade (PSB-PA).

O texto também altera o CPM e o Código de Processo Penal Militar para deixar claro que a demissão de militar (oficial e praça) após a condenação penal, na Justiça comum ou militar, está condicionada a decisão do tribunal militar competente.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Mais lidas
Últimas notícias