metropoles.com

CCJ do Senado aprova indicados de Bolsonaro para TST e STJ

Após passarem pela CCJ, indicados e reconduzidos ainda terão que esperar avaliação em plenário, às 16h desta terça-feira (22/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Imagem colorida mostra CCJ do Senado aprova nomes indicados por Bolsonaro para TST, STJ e CNMP - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra CCJ do Senado aprova nomes indicados por Bolsonaro para TST, STJ e CNMP - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

Após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal, na manhã desta terça-feira (22/11), os nomes de magistrados indicados e reconduzidos foram aprovados com 27 votos, cada. Os nomes mais aguardados eram os dos desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Azulay Neto é juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro. Ele ficará com a vaga do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que pediu aposentadoria. Domingues exercia a função de juiz federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. Ele ocupará o lugar do ministro Nefi Cordeiro, também aposentado.

Estiveram presentes na sessão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura; o ministro do STJ, Marco Buzzi; o ex-presidente do tribunal, Humberto Martins; e o corregedor nacional, Luis Felipe Salomão, entre outros.

Segundo o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a apreciação foi prejudicada pelas eleições, que postergou o trâmite da votação dos indicados.

“Nesse período de esforço concentrado a arguição e sabatina de todas as autoridades que estavam pendentes, tanto na CCJ quanto na CRE [Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional] e nas outras comissões, que são autoridades que estavam também aguardando esse processo eleitoral que, de fato, foi um dificultador para que pudéssemos fazer esse encontro de sabatina”, disse o presidente Alcolumbre.

Aprovados na CCJ comemoram

Azulay e Domingues falaram sobre a aprovação.

“É com emoção, humildade e imenso respeito, compareço a essa casa parlamentar para me submeter à sabatina que autoriza a investidura no cargo de ministro da Justiça. Faço isso dominado pela humildade e contido nervosismo natural em momentos de extremada emoção pela realização de um sonho de difícil concretude e inusitado alcance”, disse Messoud Azulay.

“O juiz é garantidor de direitos e atua na preservação da estabilidade da república e nós temos em mente que cada poder sozinho pode muito, mas não pode tudo. Há limite na atuação dos poderes e nós estamos atentos a isso na atividade cotidiana e diálogo institucional”, pontuou Paulo Sérgio Domingues.

Indicados e reconduzidos ainda terão que esperar avaliação em plenário, marcada para acontecer às 16h desta terça-feira (22/11).

Veja o placar:

Votação da CCJ, de indicações de Bolsonaro ao STJ

Outras indicações

Além dos ministros do STJ, também constava na pauta da CCJ a indicação presidencial da juíza trabalhista Liana Chaib para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Indicações do Senado para dois conselhos também foram avaliados. Primeiro, a recondução do advogado Engels Augusto Muniz para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e de Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal também se reuniu para sabatinar sete indicados para chefiar embaixadas brasileiras e representações junto a organizações internacionais.

Foram cinco indicações de chefe de embaixadas, da Tunísia, da Mauritânia, de Guiné Equatorial, do Sudão e da Jordânia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?