metropoles.com

CCJ quer marcar sabatina de Raquel Dodge para 12 de julho

O presidente da Comissão Edison Lobão acredita que é possível chancelar a escolha do presidente para PGR, antes do recesso parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Gil Ferreira/Agência ANJ
raquel
1 de 1 raquel - Foto: Gil Ferreira/Agência ANJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Edison Lobão (PMDB-MA), considera que será possível sabatinar a subprocuradora Raquel Dodge, indicada pelo presidente Michel Temer para a vaga de Procuradora-Geral da República, antes do recesso parlamentar. À reportagem, Lobão disse que “não vislumbra dificuldade” no trâmite da nomeação.

Lobão indicou hoje o senador Roberto Rocha (PSB-MA) para a relatoria do processo, que, segundo o peemedebista, deve apresentar o seu parecer já no início da próxima semana. A leitura, segundo o presidente da CCJ, será feita na quarta-feira, 5. Após prazo regimental de uma semana para análise dos parlamentares, Lobão calcula que a sabatina ocorrerá uma semana depois, no dia 12.

“Não vislumbro dificuldade, pode haver sessão um pouco longa, mas veja, a sabatina do (Edson) Fachin durou 12 horas, a do Alexandre de Moraes mais de 11. Quanto mais tempo durar, melhor, para ela mostrar os critérios que tem”, disse Lobão. Ele avaliou que Temer fez uma “boa escolha por tudo o que Raquel já fez e representa”, lembrando que ela é a primeira mulher indicada para o posto.

Apesar da disposição de Lobão, no entanto, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que a leitura da indicação de Raquel no plenário deve ficar para a próxima semana Segundo Eunício, a tramitação ocorrerá “sem nenhum atropelo”. “Não tem pressa, ainda temos procurador-geral”, justificou o parlamentar. O mandato do atual PGR, Rodrigo Janot, vai até setembro.

Eunício disse que não sabe se a votação no plenário ocorrerá antes do recesso parlamentar, previsto entre os dias 18 a 31 de julho. “Se der tempo, faremos antes do recesso, se não, na reabertura dos trabalhos”, declarou. Ontem, após o anúncio de que havia sido escolhida por Temer, Raquel se encontrou com Eunício no gabinete de senador para tratar do trâmite da indicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?