metropoles.com

Caso Silveira: senador propõe PEC para acabar com indulto individual

Alessandro Vieira (PSDB-SE) defende que a proposta busca “aperfeiçoar o texto constitucional”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
alessandro-vieira-lava-toga-divulgacao
1 de 1 alessandro-vieira-lava-toga-divulgacao - Foto: Divulgação

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) protocolou, nesta quinta-feira (28/4), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para impedir que o presidente da República conceda “graça constitucional” por meio de decretos individuais. A redação legislativa prevê que seja garantida ao chefe do Executivo federal apenas a concessão coletiva de indulto.

A apresentação do projeto decorre da recente decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) em indultar o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perda de mandato e 8 anos e 9 meses de reclusão. Mais cedo, o mandatário do país se disse “orgulhoso e feliz” da decisão de perdoar Silveira.

O indulto é uma medida de direito do presidente da República e que busca suavizar ou até isentar um condenado da Justiça da respectiva pena. A medida é adotada, também, como ferramenta para redução do contingente prisional.

Porém, Vieira afirma que o indulto deve atingir essencialmente os objetivos ligados ao interesse público. Na avaliação do tucano, a graça como benefício concedido em caráter estritamente individual, não teria como alcançar esses objetivos, mas a “interesses puramente privados e muitas vezes não republicanos”.

“Favorecem a impunidade em prol de pessoas específicas, evidenciando o desvio de finalidade no manejo desse benefício constitucional”, acrescenta na justificativa da proposta, defendendo se tratar de uma medida legislativa para “aperfeiçoar o texto constitucional”. “Não objetiva-se suprimir qualquer direito constitucional”, enfatiza.

0

Leia a íntegra:

3. Proposta de Emenda à Constituição (265185) – Principal by Metropoles on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações