Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Câmara: Lira quer mudança de comitê de imprensa para antes do Carnaval

Imprensa será alocada numa sala no subsolo, sem o distanciamento necessário ou janelas, apesar da pandemia da Covid-19

09/02/2021 16:23
Reprodução
Câmara: Lira quer mudança de comitê de imprensa para antes do Carnaval

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), planeja remover os profissionais do comitê de imprensa da Casa nesta quinta-feira (11/2), antes do período de Carnaval – que ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro – para uma sala no subsolo, sem o distanciamento necessário ou janelas, apesar da pandemia da Covid-19. Não há, todavia, orçamento do projeto finalizado.

O diretor do Departamento Técnico da Câmara (Detec), Mauro Moura Severino, responsável pela obra, confirmou que recebeu determinação do presidente da Casa de fazer a mudança do comitê de imprensa e iniciar a obra física “imediatamente”.

A ideia é levar o mobiliário do comitê para esse novo espaço e, assim, iniciar a obra que transformará o comitê no gabinete da presidência da Casa. Os jornalistas ocupam o espaço desde a década de 60.

O diretor informou que o projeto é levar o comitê para um local, no subsolo da Câmara, onde até então trabalhavam cerca de 25 pessoas. No local, não há espaço para distanciamento entre mesas, janelas ou banheiro.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O projeto inicial foi feito pela ex-primeira secretária, Soraya Santos (PL-RJ), aliada de Lira, sem diálogo com os profissionais da imprensa. A deputada já confirmou o desejo de remover os profissionais da imprensa.

A reportagem procurou pelo segundo dia consecutivo a presidência da Câmara para saber o orçamento estimado da obra, mas não obteve resposta.