Câmara diz que tem aval do Iphan para obra no comitê de imprensa

A assessoria da Casa confirmou também que não há projeto concluído, tampouco orçamento definido para a obra

atualizado 09/02/2021 22:58

Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados informou, nesta terça-feira (9/2), que tem parecer favorável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizando obra para remover o comitê de imprensa e instalar, no local, o gabinete do presidente Arthur Lira (PP-AL) no local.

Segundo a Câmara, a mudança do gabinete da presidência da Casa para o espaço ocupado pelo comitê de imprensa faz parte de um conjunto de intervenções proposto no âmbito do Plano de Preservação do Patrimônio Edificado da Câmara dos Deputados, que foi aprovado pelo Iphan. “A obra seguirá as regras de tombamento, de acordo com as normas do Iphan”, disse, em nota.

A assessoria da Câmara confirmou também que não há projeto concluído, tampouco orçamento definido para a obra, que vai iniciar durante o Carnaval.

“O projeto de arquitetura do novo gabinete da presidência está em fase final de aprovação. Os custos da obra, prevista para começar até o fim de fevereiro, ainda estão sendo levantados. Para a execução, serão utilizados recursos de contratos de mão-de-obra já firmados pela Câmara e alguns insumos adicionais, se necessário”, afirmou.

0

A proposta de mudança vem sendo cogitada ao longo dos últimos anos, mas todos os ex-presidentes que avaliaram a possibilidade desistiram.

Ao ser questionado por parlamentares nesta terça-feira (9/2) sobre a mudança, Lira disse que a decisão administrativa já foi tomada. A remoção começa na próxima quinta-feira (11/2).

Projetado em 1958 por Oscar Niemeyer, o Palácio do Congresso Nacional é tombado individualmente pelo Iphan. O comitê de imprensa está no mesmo local desde a década de 60.

Veja o parecer técnico do Iphan:

Parecer_Iphan by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Últimas notícias