metropoles.com

Câmara aprova texto que agiliza liberação de produtos pela Anvisa

A agência tem ao menos 72 horas depois do pedido para liberar o medicamento. Os insumos devem ser registrados por autoridades estrangeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Câmara-dos-deputados1
1 de 1 Câmara-dos-deputados1 - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º/04) o projeto de lei que agiliza a liberação de medicamentos e produtos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante o combate da pandemia do coronavírus. O texto vai à análise do Senado Federal.

De acordo com o parecer, do relator Hiran Gonçalves (PP-RR), a Anvisa tem o prazo de até 72 horas para autorizar a distribuição e importação excepcional e temporária de “quaisquer materiais, medicamentos e equipamentos da área de saúde”.

Até que termine a crise do Covid-19, torna-se desnecessária a autorização de qualquer outro órgão da administração pública direta ou indireta para os produtos que que se enquadrem nesse recorte.

Os insumos devem ser registrados por autoridade sanitária estrangeira e autorizados à distribuição comercial em seus respectivos países, determinou o projeto.

Os médicos que prescreverem o medicamento que se enquadre nas alterações deve informar ao paciente que o produto ainda não tem aprovação ordinária da Anvisa, mas foi liberado por alguma autoridade sanitária estrangeira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?