metropoles.com

Bolsonaro volta a defender garimpo: “Índio não é pré-histórico”

O presidente afirmou que as mudanças na legislação darão direito à população sobre o uso da própria terra

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu indígenas de 31 etnias no Palácio da Alvorada, na manhã desta terça-feira (17/02/2020), antes da cerimônia de hasteamento da bandeira.

Em pronunciamento, Bolsonaro disse que as populações nativas não querem assistencialismo e que “o índio não pode ficar vivendo na sua terra como se fosse um ser humano pré-histórico”.

Segundo o presidente, as mudanças na legislação defendidas por ele dará direito a essa população sobre o uso das próprias terras. “Ele tem o direito de garimpar, plantar, arrentar a terra, explorar o turismo. A decisão [das mudanças da lei] é do Parlamento, eu faço minha parte”, disse.

Bolsonaro alegou que as terras indígenas já são exploradas ilegalmente. “Entra muita gente lá de forma ilegal e leva embora o diamante bruto, madeira, biodiversidade. Legalizando isso, eles vão ter como fazer com que essas riquezas sejam revertidas para eles e para o Brasil”.

O chefe do Executivo também criticou outros países pelo que chamou de “soberania relativa da Amazônia”. “Queriam que eu me submetesse ao presidente da França [Emmanuel Macron] em troca de migalhas. Não vou me submeter. Me atacam o tempo todo. Não falaram nada sobre incêndio na Austrália, mas uma fogueira de São João na Amazônia é suficiente pra vir pra cima de mim. E deixo bem claro: floresta não pega fogo, ela é úmida”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?