metropoles.com

Bolsonaro: “Redução de fornecimento de gás parece ser orquestrada”

Na semana passada, a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) anunciou redução de 30% do fornecimento de gás natural à Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Foto-bolsonaro-presidente-do-brasil-2018-a-2022-5-1
1 de 1 Foto-bolsonaro-presidente-do-brasil-2018-a-2022-5-1 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a redução de 30% do fornecimento à Petrobras de gás natural da estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Sem citar nomes, o chefe do Executivo federal cobrou uma ação da empresa brasileira e disse que “tudo parece ser orquestrado para favorecer alguém”.

“A Bolívia cortou 30% do nosso gás para entregar para a Argentina. Como agiu a Petrobras nessa questão também? Parece que é tudo orquestrado. O gás, se tiver que comprar de outro local, é cinco vezes mais caro”, reclamou Bolsonaro.

“Quem vai pagar a conta? E quem vai ser o responsável? É um negócio que parece, que parece, né, orquestrado para exatamente favorecer vocês sabem quem”, disse em vídeo divulgado nesta segunda-feira (23/5). Pela publicação, não é possível identificar a data em que as imagens foram gravadas.

Assista:

Na sexta-feira (21/5), a Petrobras confirmou que, desde o início de maio, a YPFB fornece menor quantidade do insumo. O contrato de fornecimento de 30 milhões de metros cúbicos diários estava em vigor desde 1999.

“Tal redução da ordem de 30% não estava prevista e implica a necessidade de importação de volumes adicionais de Gás Natural Liquefeito (GNL) para atendimento aos compromissos de fornecimento da Petrobras”, explicou a estatal em nota.

Motivado por seguidos aumentos nos combustíveis e divulgações dos lucros da empresa pública, há semanas, o mandatário vem tecendo críticas à Petrobras. Na semana passada, Bolsonaro disse que a empresa está, cada vez mais, faturando “em cima do sofrimento do povo brasileiro”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações