Bolsonaro participa de homenagem à Constituição: “Muito feliz”
Michel Temer, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira, Dias Toffoli e Raquel Dodge também acompanham sessão solene no Congresso Nacional
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, chegou pouco antes das 10h desta terça-feira (6/11) ao Congresso Nacional para participar da sessão solene em comemoração aos 30 anos da Constituição. Bolsonaro esteve acompanhado de aliados, como o economista Paulo Guedes e o filho Jair Renan. Em sua chegada, sob forte esquema de segurança, Bolsonaro se disse “muito feliz”.
Contrariando expectativas do meio político, a sessão esteve bastante esvaziada. Em discurso de abertura da cerimônia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), apontou a importância da Constituição no regime democrático. “Devemos sempre respeitá-la e, principalmente, cumpri-la”, afirmou.
Bolsonaro entrou pelos acessos do Senado, onde se reuniu com Eunício Oliveira (MDB-CE), o presidente Michel Temer e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.
Veja o momento em que o presidente eleito retornou ao Congresso Nacional pela primeira vez desde a vitória na disputa pela sucessão presidencial:
Bolsonaro desembarcou na Base Aérea de Brasília às 8h55, tendo vindo do Rio de Janeiro. O presidente eleito viajou acompanhado de aliados, entre os quais o advogado e correligionário Gustavo Bebianno. Um forte esquema de segurança operou o deslocamento de Bolsonaro desde a Base Aérea até o Congresso Nacional.
O voo atrasou cerca de 20 minutos em razão do tempo nublado. Em sua chegada, Bolsonaro e sua comitiva foram recebidos pelo general Augusto Heleno, quem também integrará o futuro governo.
O ato, que marca o retorno de Bolsonaro à Câmara desde que foi eleito presidente, funcionará como uma espécie de preparação para a cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2019. Enquanto o presidente eleito se deslocava para Brasília, o Congresso Nacional fazia os últimos preparativos.
Em um plenário relativamente vazio, parlamentares e políticos aproveitaram para conversas ao pé do ouvido e articulações políticas:

Jair Bolsonaro em sessão solene no Congresso Igo Estrela / Metrópoles

Jair Bolsonaro em sessão solene no Congresso Igo Estrela / Metrópoles

Edição comemorativa da Constituição Federal Renan Xavier / Metrópoles

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da Comissão da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados conversou por alguns minutos com Paulo Guedes Ian Ferraz / Metrópoles

Gustavo Bebianno e Julian Lemos acompanham sessão em homenagem à Constituição Renan Xavier / Metrópoles

Sessão em homenagem à Constituição Igo Estrela / Metrópoles

Jair Bolsonaro acompanha sessão em homenagem à Constituição Renan Xavier / Metrópoles
Bolsonaro seguiu para um almoço com o ministro da Defesa, Joaquim Silva Luna, na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios. Até a quarta-feira (7), Bolsonaro terá uma extensa agenda com autoridades dos Três Poderes.

Jair Bolsonaro no plenário da Câmara Daniel Ferreira / Metrópoles

Eunício Oliveira e Jair Bolsonaro Igo Estrela / Metrópoles

Congresso se prepara para receber o presidente eleito, Jair Bolsonaro Daniel Ferreira / Metrópoles

Oposição quer travar sessão do Congresso nesta quarta-feira (4/10) Daniel Ferreira / Metrópoles

Funcionários da limpeza da Câmara dos Deputados fazem faxina no gabinete do candidato eleito Jair Bolsonaro Igo Estrela / Metrópoles

Comboio do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira em Brasília JP Rodrigues / Especial para o Metrópoles

Preparação para chegada de Jair Bolsonaro à Câmara Igo Estrela / Metrópoles

Autoridades chegam à Câmara para recepcionar o presidente eleito, Jair Bolsonaro Igo Estrela

Desembarque de Bolsonaro em Brasília Divulgação FAB

Plenário da Câmara à espera de Bolsonaro Eumano Silva / Metrópoles

Plenário da Câmara à espera de Bolsonaro Renan Xavier / Metrópoles

Eduardo Bolsonaro acompanha o pai em sessão solene no Congresso Igo Estrela / Metrópoles

Bolsonaro, Toffoli e Temer Daniel Ferreira / Metrópoles

Eunício Oliveira, José Sarney e Rodrigo Maia Daniel Ferreira / Metrópoles
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), quem preside o Congresso Nacional, decidiu liberar o acesso de jornalistas ao plenário onde será realizada a sessão, com a presença de autoridades dos Três Poderes. Um forte esquema de segurança foi preparado para a sessão.
Veja o momento em que o presidente Michel Temer chega ao Congresso:
Os últimos preparativos também foram feitos no gabinete de Bolsonaro na Câmara, para aonde o presidente eleito vai se dirigir em sua chegada ao Congresso.
Por volta das 5h30 desta terça-feira, o presidente eleito deixou a residência, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, rumo à Base Aérea do Galeão. No trajeto, um dos batedores se acidentou. A expectativa é de que o avião com a comitiva de Bolsonaro decolasse por volta das 7h.
A partir das 10h, ele estará ao lado das principais autoridades do país na atualidade, como o atual presidente da República, Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
Apesar dos convidados ilustres, Bolsonaro é o mais cortejado. Políticos aliados e os que tentam se aproximar dele fazem uma sessão de beija-mão do presidente eleito. Um extenso tapete vermelho foi instalado nos salões Verde (Câmara) e Azul (Senado). O cerimonial, com ares de posse presidencial, já está preparado pelas equipes técnicas do Congresso Nacional.

Aguarde mais informações