Bolsonaro nega que tenha visto questões do Enem 2021

Na segunda, o presidente disse que as questões do Enem não repetirão “absurdos” do passado e defendeu que a prova terá “a cara do governo”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
51685318873_722798238c_c
1 de 1 51685318873_722798238c_c - Foto: Alan Santos/PR

Depois de ter dito que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ter “a cara do governo”, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (17/11) que não viu as questões da prova que será aplicada em 2021. Na segunda-feira (15/11), ele disse que as questões da edição deste ano não repetirão “absurdos” do passado.

“Não, não vi. Eu não vejo, não tenho conhecimento”, respondeu Bolsonaro, segundo o G1, ao ser questionado nesta quarta por jornalistas se viu as questões. Bolsonaro falou com a imprensa durante agenda no Catar, última passagem do giro pelo Oriente Médio.

Também nesta quarta, ao aparecer de surpresa na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da pasta, Milton Ribeiro, disse que o Enem “tem, sim, a cara do governo”. “Tem a cara do governo no sentido de competência, honestidade, seriedade… Essa é a cara do nosso governo. Não temos nenhum ministro preso, nenhum caso de corrupção”, disse o ministro.

As declarações ocorrem em meio a uma crise envolvendo o Enem. Na semana passada, houve uma debandada de 37 coordenadores do exame, funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apesar do percalço, o governo garante que as provas serão aplicadas normalmente nos próximos dois domingos (21 e 28/11).

Nesta quarta, Bolsonaro repetiu as críticas ao exame aplicado em gestões anteriores e considerou que havia um “ativismo”.

“Olha o padrão do Enem do Brasil. Pelo amor de Deus! Aquilo mede algum conhecimento, ou é ativismo político? Ou é ativismo também na questão comportamental. A gente não precisa disso”, disse Bolsonaro.

Mais cedo, o chefe de Estado brasileiro participou de um passeio de moto pelas ruas de Doha, capital do Catar. Em seguida, ele visitou o estádio de futebol Lusail. O Catar vai sediar a Copa do Mundo de 2022.

À noite, o titular do Palácio do Planalto ainda deverá participar de jantar oferecido pelo emir do Catar a empresários do país. Ele embarca de volta ao Brasil na noite de quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?