metropoles.com

Bolsonaro diz que concedeu graça a Silveira para “dar exemplo ao STF”

Em abril, a Suprema Corte condenou o parlamentar a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, e o presidente reverteu a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
bolsonarogoiania (12)
1 de 1 bolsonarogoiania (12) - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Durante a Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira, em Goiânia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “exerceu o poder” de conceder o perdão presidencial ao deputado federal Daniel Silveira, em abril, apenas para “dar exemplo” ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Exerci o meu poder, dentro das quatro linhas [da Constituição Federal], até para dar exemplo ao Supremo Tribunal Federal, assinando a graça. Nós devemos respeitar os outros Poderes, nunca temer. É dessa forma que nós governamos, com a força de Deus, para poder mostrar para o Brasil para onde nós poderemos ir”, disse o mandatário.

Em abril, a Suprema Corte condenou o parlamentar a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, inelegibilidade e pagamento de multa de R$ 192,5 mil. Silveira responderia pelo crime de tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados, além do crime de coação no curso do processo.

No dia seguinte à condenação, o chefe do Executivo anunciou que concedeu a Silveira um decreto de “graça constitucional”. Na prática, o indulto perdoaria os crimes cometidos pelo parlamentar.

“A liberdade não tem preço, ela vale mais que a própria vida. Não pude ver um cidadão ser condenado a 9 anos de cadeia – a começar no regime fechado – ter o mandato caçado, tornar-se inelegível e ser multado por ter se expressado… Não interessa o que ele falou!”, enfatizou Bolsonaro na fala aos religiosos que o aplaudiram.

0

Em pronunciamento durante o evento religioso, o mandatário ainda declarou, sem citar nomes, que as mídias sociais são um espaço que “incomoda ‘supremáveis'”.

“Com a liberdade que nós temos, em especial das mídias sociais, que tanto incomodam alguns ‘supremáveis’, nós conseguimos nossa liberdade. Não somos imbecis que passamos a ter voz. Nós somos cidadãos que conseguimos, com informação, olhar os imbecis que sempre comandaram o Brasil”, pontuou o presidente.

Após extensa agenda em Minas Gerais, na quinta-feira (26/5), Bolsonaro foi à Goiânia nesta sexta-feira (27/5), apenas participar do culto evangélico. Assim que chegou à capital de Goiás, o chefe do Executivo compareceu a uma motociata com aliados do estado. Ele deve retornar a Brasília no início desta tarde.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?