O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (11/11) que 80% do fornecimento de energia elétrica para o estado do Amapá já foi restabelecido. A declaração foi dada durante a live que o presidente faz diariamente nesta semana para dar apoio ao seus aliados nas eleições municipais, no que ele batizou como seu próprio “horário eleitoral gratuito”.
Segundo o presidente, a informação foi repassada a ele pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
De acordo com Bolsonaro, o prazo de 10 dias do governo para que todo sistema seja restabelecido termina na próxima quarta-feira e que ele acredita que até lá, tudo já esteja funcionando normalmente.
“Falei com o ministro de Minas e Energia e ele falou que o Amapá está com 80% da energia elétrica restabelecida. Chegamos a 80%, mas vence na quarta-feira da semana que vem, ou seja daqui a sete dias. Temos até quarta-feira da semana que vem para restabelecer 100%”.
O presidente disse estar convencido de que faltou a empresa realizar a manutenção dos transformadores da substação teve um equipamento incendiado após ser atingido por um raio.
“Faltou por parte da empresa privada fazer essa manutenção”, disse o presidente.

Apagão no Amapá, em novembro do ano passadoHugo Barreto/Metróples

Polícia Federal investiga o casoHugo Barreto/Metróples

Eleições municipais foram adiadas no Estado por causa da falta de energia em novembro do ano passadoHugo Barreto/Metróples

Apagão elétrico no AmapáHugo Barreto/Metróples

Hugo Barreto/Metróples

População do Amapá sofreu com o apagão que durou mais de 20 dias, em novembro do ano passadoHugo Barreto/Metróples

Apagão elétrico no AmapáHugo Barreto/Metrópoles

Apagão também levou a protestos de moradoresHugo Barreto/Metrópoles

Novo apagão atinge o Amapá nesta terçaHugo Barreto/Metrópoles

Novo apagão atinge o Amapá nesta terçaHugo Barreto/Metrópoles

Novo apagão atinge o Amapá nesta terçaHugo Barreto/Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles

Apagão elétrico no AmapáHugo Barreto/Metrópoles

Maria Nunes, Moradora de Macapá relata principais dificuldades após enchente invadir sua casa. Alagamento ocorreu devido a fortes chuvas na região. Ela diz que “o problema da falta de luz ficou pequeno depois dessa situação”.Hugo Barreto/Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles
Nesta quarta, o presidente ignorou as investigações por parte do Ministério Público e as reclamações apresentadas por parlamentares ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o uso do Palácio da Alvorada e das transmissões ao vivo para fazer campanha para candidatos.