metropoles.com

Bolsonaro discute agenda energética com chefes de Suriname e Guiana

A visita aos dois países do norte da América do Sul é a primeira agenda internacional de Bolsonaro em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Magalhães/MRE
O presidente Jair Bolsonaro sorri ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro sorri ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França - Foto: Gustavo Magalhães/MRE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou nesta quinta-feira (20/1) em Paramaribo, no Suriname. Esta é a primeira viagem internacional do mandatário em 2022. Na sexta-feira (21/1), ele deve seguir para Georgetown, na Guiana, país vizinho.

O chefe de Estado brasileiro foi convidado para visitar os dois países pelos presidentes do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.

Nesta quinta-feira, os três chefes de Estado têm um almoço de trabalho na capital surinamesa para discutir projetos de interesse em comum. Bolsonaro visitou o palácio presidencial e assinou o livro oficial de visitas de autoridades do país. Não houve declaração à imprensa.

“A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, diz nota do Itamaraty.

Acompanham o presidente na viagem internacional, o chanceler Carlos França e os ministros: de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

Um assessor do presidente compartilhou um vídeo de Bolsonaro cumprimentando brasileiros residentes no país. A economia do Suriname é baseada na produção agrícola e mineral. Em razão da exploração mineral, calcula-se que entre 15 mil e 30 mil brasileiros vivam na região em busca de metais preciosos.

A última viagem internacional de Bolsonaro ocorreu em novembro de 2021. Na ocasião, o presidente brasileiro visitou três países do Oriente Médio: Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Qatar.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?