Slogan de campanha de Bolsonaro é removido de obra no Planalto

Painel de 10 metros de largura de artista apoiador do presidente ocupa uma das principais paredes do térreo do Palácio do Planalto

atualizado 20/01/2022 12:45

Hugo Barreto/Metrópoles

O Palácio do Planalto alterou a identificação de um painel entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL) por um artista apoiador do governo e exposto no térreo do edifício.

De autoria do pintor alemão naturalizado brasileiro Heinz Friederich Budweg, a obra era intitulada “O Brasil Acima de Tudo e Deus Acima de Todos”, slogan da campanha presidencial de Bolsonaro nas eleições de 2018. A identificação foi alterada e agora consta apenas o nome do autor, a técnica empregada e o ano de produção.

O Metrópoles procurou o Palácio do Planalto sobre as razões e a data da alteração, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

0

O painel, que tem 10 metros de largura por 2,46 metros de altura, foi recebido como doação por Bolsonaro no início de novembro de 2021 e compõe o acervo privado do presidente da República. Ele está exposto desde 17 de novembro no térreo do palácio, por onde passam autoridades, servidores e visitantes.

Em vídeo postado em suas redes sociais, o chefe do Executivo federal elogia a obra ao lado do pintor e da esposa do artista, Edna Gasparotto Budweg.

“Quero agradecer ao senhor Heinz. Nós vamos deixar num local aberto ao público, que é pra mostrar que isso, sim, é uma arte de verdade”, diz Bolsonaro.

O painel tem uma série de referências à história do Brasil, com imagens dos bandeirantes paulistas, indígenas, militares e cenas de construções como a Catedral de Brasília.

0

Mais lidas
Últimas notícias