metropoles.com

Bolsonaro comanda forró e diz que é proibido usar máscara no Planalto

Presidente é um crítico assíduo do equipamento de proteção. Ele já pediu para que o Ministério da Saúde estudasse a desobrigação do item

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro sem mascara evento palacio planalto pandemia forro brasil
1 de 1 bolsonaro sem mascara evento palacio planalto pandemia forro brasil - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (13/12) que é “proibido” usar máscara dentro do gabinete presidencial, no Palácio do Planalto. O equipamento de proteção é recomendado por autoridades nacionais e internacionais como forma de evitar a transmissão da Covid-19.

A fala do presidente foi feita durante uma apresentação de forró, no terceiro andar do prédio da Presidência. O momento foi transmitido pelas redes sociais do presidente.

Na transmissão, é possível ver Bolsonaro apontando para alguém e dizendo: “Aqui é proibido usar máscara”. Em resposta, o presidente escuta: “Eita”. Na sequência, o chefe do Executivo federal diz: “Filma mesmo, filma”.

Veja o momento abaixo:

0

Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscaras

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro pediu para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estudar a possibilidade de desobrigar o uso do equipamento para quem já foi infectado ou vacinado contra a Covid-19. O chefe do Executivo sempre foi crítico ao equipamento de proteção.

“Enquanto eu for presidente, nós vamos lutar para que o cidadão de bem tenha armas e seja desobrigado de usar máscara, com o parecer do Ministério da Saúde favorável nesse sentido”, declarou o mandatário, em 17 de junho.

Apesar da insistência do chefe do Executivo federal no assunto, especialistas explicam que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas precisam usar máscara e evitar aglomerações.

“Uso opcional”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dispensa dos cuidados básicos, como o uso da máscara, só pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença e, segundo especialistas, isso não depende apenas da vacinação.

Durante um evento no Palácio do Planalto, em agosto deste ano, o chefe de cerimônia da Presidência afirmou que o uso de máscaras era “opcional”.

“Informamos que o uso da máscara nesta cerimônia é opcional”, disse o cerimonialista, que titubeou antes de concluir a frase e perceber que havia autoridades do Executivo sem máscaras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações