metropoles.com

Após recomendação da Anvisa, Bolsonaro muda agenda para virtual

Presidente manteve o único compromisso previsto para esta quarta-feira (22/9), mas o transformou em videoconferência

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas - Foto: Alan Santos/PR

Depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado isolamento aos integrantes da comitiva presidencial que estiveram em Nova York, o presidente Jair Bolsonaro manteve o único compromisso previsto para esta quarta-feira (22/9), mas o transformou em videoconferência. É incomum que o mandatário realize reuniões no formato virtual.

Pela previsão oficial, o chefe do Executivo federal vai se encontrar, entre 16h e 16h30, com o subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, Pedro Cesar Sousa. A princípio, o local divulgado na agenda era apenas “Brasília/DF”, mas a informação foi alterada durante a manhã, e agora consta “Palácio da Alvorada” como endereço.

Após acompanhar o presidente da República na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu diagnóstico positivo para Covid-19. Em ofício enviado à Casa Civil na madrugada desta quarta, a agência sanitária sugeriu isolamento de 14 dias para todos que tiveram contato com o ministro.

No documento, a Anvisa pontua que a situação deve ser objeto de apreciação imediata pela Casa Civil.

Procurada, a Casa Civil, chefiada pelo ministro Ciro Nogueira, disse ainda não ter posicionamento oficial sobre a questão. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) não informou se o presidente cumprirá o isolamento recomendado pela Anvisa.

Na sexta-feira (24/9), havia previsão de agenda em Ponta Grossa (PR), onde Bolsonaro participaria da Solenidade de Entregas do Governo Federal ao Estado do Paraná. Pelo Twitter, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou que a agenda foi cancelada e será remarcada.

0
Retorno e quarentena

Bolsonaro desembarcou em Brasília, por volta das 7h desta quarta, e foi para o Palácio da Alvorada, Residência Oficial da Presidência da República. Os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), que despacham no Palácio do Planalto e estiveram nos Estados Unidos, não possuem compromissos oficiais nesta quarta.

Queiroga está em quarentena no hotel onde já estava hospedado em Nova York. É o segundo caso de infecção pela doença na comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

Após ficar “assintomático” na terça-feira (21/9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, passou a manifestar “sintomas leves” da Covid-19 nesta quarta.

Segundo interlocutores do titular da Saúde, ele apresentou estado febril e, por isso, precisou tomar remédio. Depois da medicação, o ministro já demonstrou melhora em relação à febre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações