metropoles.com

Após live sem provas de fraude, parlamentares criticam Bolsonaro

O presidente disse que apresentaria provas concretas de fraude eleitoral durante live nesta quinta, mas não cumpriu a promessa

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 3
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após o encontro com presidente do STF Luiz Fux 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (29/7), que tinha a promessa de escancarar provas de fraude eleitoral, rendeu inúmeras críticas de parlamentares nas redes sociais. O chefe de Executivo federal não cumpriu a promessa e acabou apresentando vídeos que não demonstraram qualquer comprovação das acusações.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que integra a CPI da Covid, comentou as declarações de Bolsonaro: “Não sei o que é pior: um presidente tão estúpido que acredita em teorias conspiratórias de WhatsApp ou um tão canalha que inventa as teorias conspiratórias de WhatsApp”.

E acrescentou: “No final das contas dá no mesmo, são ataques diários contra a democracia. É uma doença que vamos curar no voto”.

O senador Humbero Costa (PT-PE), também integrante da CPI da Covid, alertou que o que Bolsonaro faz “já não é mais bravata”, e sim “um ataque sistemático à democracia brasileira”.

Cabe a todos nós, que defendemos o Estado Democrático de Direito, deixarmos de lado as nossas diferenças e nos unirmos contra essa tentativa de desmoralizar as nossas instituições”.

O ex-aliado ao governo Kim Kataguiri (MBL) questionou se “as instituições vão continuar inertes”. “Vamos deixar Bolsonaro atacar as eleições como se não fosse nada demais?”, escreveu no Twitter.

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) também criticou Bolsonaro pelas falas do presidente na live semanal, que prometia provas sobre fraudes eleitorais no Brasil.

“Como já era de se esperar, a montanha pariu um rato. Em live, Bolsonaro não apresenta nenhuma prova (ninguém racional esperava que apresentasse) de fraude na urna eletrônica”, disse.

Segundo o deputado, Bolsonaro “usa suas frases desconexas e sua verborragia agressiva contra as instituições para animar sua plateia”.

Já o deputado federal Ivan Valente (PT), disse que o presidente deveria ser “preso”.

“Absolutamente criminosa a live do Bolsonaro. Num país sério sairia preso. Acusações gravíssimas, sem provas, sem consistência, com vídeos que já foram desmentidos, contra a Justiça Eleitoral. Povo brasileiro ainda tem muito por fazer para se livrar desse mal”, escreveu nas redes sociais.

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann afirmou que Bolsonaro “tem de ser interpelado judicialmente”.

“Bobageira [sic] mentirosa de Bolsonaro na live que iria comprovar fraude nas urnas eletrônicas. O Palácio do Alvorada virou palanque eleitoral. Só fraudaram o 1º turno de 2018? Cadê as provas de fraude nas urnas? Ele mesmo disse, não temos provas! Tem de ser interpelado judicialmente”.

“Paranoias e teorias da conspiração”

Em nota divulgada nas redes sociais, o PSDB afirmou que as únicas “provas” apresentadas foram de que o presidente é dado a “paranoias e teorias da conspiração”.

“O presidente Bolsonaro prometeu apresentar provas de que as eleições brasileiras foram fraudadas por meio das urnas eletrônicas. No lugar disso ofereceu um festival de argumentos constrangedores e patéticos”, diz a legenda.

“O máximo que conseguiu é deixar a sociedade perplexa com o nível das bizarrices apresentadas. Prova mesmo é que temos um presidente dado a paranoias e teorias da conspiração. O PSDB segue confiando no sistema eleitoral brasileiro”, conclui o comunicado assinado pelo presidente nacional da sigla, Bruno Araújo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?