metropoles.com

Três candidatos fogem de pergunta sobre desemprego no debate da Band

Alvaro Dias, Cabo Daciolo e Henrique Meirelles não esclareceram o questionamento feito no primeiro bloco da sabatina

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Bandeirantes
Screenshot_2112
1 de 1 Screenshot_2112 - Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Os candidatos à presidência da República participam do primeiro debate visando as eleições 2018 nesta quinta-feira (9/8), na TV Bandeirantes. A primeira pergunta direcionada aos participantes foi sobre o que pretendem fazer para tirar 13 milhões de desempregados das ruas, atingindo 12,4% da população do país segundo o IBGE. Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota) e Henrique Meirelles (MDB) não esclareceram o questionamento feito no primeiro bloco da sabatina.

Dias e Henrique Meirelles preferiram se apresentar ao eleitorado, enquanto o candidato do Patriota atacou os demais candidatos: “Chega da velha política, que engana o povo. Eles falam tudo, mas não mudam nada”, disparou.

Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, disse que o “Brasil precisar gerar emprego, renda, investimento e confiança”. Segundo ele, as primeiras medidas serão mirando o lado fiscal para zerar o déficit em dois anos. “A segunda é fazer a simplificação fiscal. A terceira é a abertura da economia, fazer acordos comerciais e reduzir custo para o Brasil.”

Marina Silva (Rede) não tratou de propostas concretas, mas disse que está preparada para combater o desemprego. Jair Bolsonaro (PSL) falou que a missão é “mais do que dar esperança” à população e que o país “precisa se abrir para o comércio do mundo sem viés ideológico”. O militar reformado disse que o salário no Brasil é “pouco para quem recebe e muito para quem paga”.

Guilherme Boulos (PSol) lembrou a ausência de Lula, preso desde abril em Curitiba, e falou que a primeira medida para gerar empregos será revogar as medidas tomadas pelo governo de Michel Temer (MDB), entre elas, a reforma trabalhista. “Para isso teremos uma reforma tributária e mexeremos nos privilégios”.

Ciro Gomes (PDT) encerrou a série de respostas da primeira pergunta feita aos presidenciáveis. Ele prometeu criar dois milhões de emprego, “consertar os motores da economia”. O pedetista prometeu o desenvolvimento ao promover o consumo das famílias e ajudar a “limpar o nome dos brasileiros”, bem como socorrer o empresariado colapsado em dívidas.

Os candidatos estão respondendo pergunta de jornalistas da emissora e do público. Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT) foram os selecionados para o debate.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com mandado de segurança no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) pedindo a participação, mas ela foi negada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?