metropoles.com

Senadores e governadores pedem à Justiça para visitar Lula na prisão

Requerimento de autorização judicial foi juntado aos autos na noite de segunda-feira (9/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
roberto requião
1 de 1 roberto requião - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enviadas especiais a Curitiba (PR) – Em requerimento enviado à 13ª Vara Federal de Curitiba, políticos aliados de Luiz Inácio Lula da Silva pediram autorização para visitar o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, onde ele está preso desde a noite de sábado (7/4). A solicitação, acrescentada ao processo na noite de segunda-feira (9), é para ingresso na PF nesta terça (10), “às 14h ou em outro horário no período vespertino”.

Subscrito pelo senador Roberto Requião (MDB-PR) (foto em destaque), o pedido inclui os nomes dos governadores dos nove estados da região Nordeste, do Acre e de Minas Gerais. Também estão listados o senador Lindbergh Farias (PT-PB); a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR); o vice-presidente nacional da legenda, Márcio Costa Macedo; e o ex-deputado federal Angelo Vanhoni.

Embora tenha sido enviado à 13ª Vara, o requerimento é analisado pela juíza federal substituta Carolina Lebbos, que tem titularidade na 12ª Vara Federal, especializada em execução penal. A magistrada ainda não emitiu decisão.

 

Políticos pedem autorização para visitar Lula by Metropoles on Scribd

A presença dos políticos em Curitiba é uma tentativa de pressionar ainda mais o Supremo Tribunal Federal (STF), que, na quarta-feira (11), volta a colocar em pauta a questão da prisão após condenação em segunda instância. “A esperança é o Supremo Tribunal Federal consertar esse erro judicial que está sendo cometido”, disse o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, pouco antes de reunião da Executiva do PT, na tarde de segunda (9). No encontro, os participantes decidiram: a partir de agora, a sede nacional da legenda é na capital paranaense.

Outros políticos de esquerda, do país e do exterior, são aguardados em solo curitibano. Já está em negociação a visita a Lula do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. O presidenciável Ciro Gomes (PDT) e o presidente do partido, Carlos Lupi, também planejam visitar o político na prisão.

Segundo a Agência Estado, Lupi disse que pretende ir à capital paranaense na próxima semana, quando fará uma “visita de solidariedade ao ser humano Lula.” A ideia é saber primeiro quais são os procedimentos de visita exigidos pela PF. “Compete agora a nós termos solidariedade ao ser humano, que, no meu modo de ver, está sendo injustiçado”, declarou Lupi.

ADCs
Detido em uma sala da Superintendência Regional da PF, Lula e seus advogados têm como principal esperança não um processo relacionado ao ex-presidente, mas sim questões judiciais que podem beneficiar condenados de todo o país: as Ações Diretas de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44. Há grande possibilidade de elas serem analisadas já nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – a confirmação depende da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

Sob a relatoria do ministro do STF Marco Aurélio Mello, os dois pleitos questionam o início da execução penal após condenação em segunda instância. Os responsáveis pelas ações são, respectivamente, o Partido Ecológico Nacional (PEN) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Nas peças, as entidades argumentam que a sentença só pode ser colocada em prática após seu trânsito em julgado. Ou seja, quando não couberem mais recursos em tribunal algum.

Após o indeferimento do habeas corpus (HC) de Lula, na última quarta-feira (4), por um placar de 6 votos a 5 no plenário do Supremo, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e outros dois criminalistas que representam diversos políticos ingressaram com novo pedido de liminar na ADC 43. Os autores requerem a suspensão das execuções penais após segunda instância. Com o indeferimento de HC pelo STF e a prisão do ex-presidente Lula, o magistrado responsável pela relatoria promete trazer questão de ordem para pedir a inclusão das ações em pauta na Corte.

Colaborou Pedro Alves

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?