metropoles.com

PT organiza visita de Pepe Mujica a Lula em Curitiba

Segundo a presidente nacional do partigo, Gleisi Hoffmann, a intenção é convidar outros líderes mundiais à capital paranaense

atualizado

Compartilhar notícia

AP Photo/Natacha Pisarenko
Jose Mujica
1 de 1 Jose Mujica - Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

Enviada especial a Curitiba (PR) – A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), informou nesta segunda-feira (9/4) que lideranças da legenda organizam uma visita do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), detido em Curitiba desde o último sábado (7). O anúncio foi feito minutos após o início da reunião da executiva do partido, convocada para discutir a estratégia a ser adotada pela sigla após a prisão do líder petista.

Lula está preso desde a noite de sábado (7), quando se entregou à Polícia Federal para começar a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

Segundo Gleisi, a intenção é que, além de Mujica, outros líderes mundiais sejam convidados a Curitiba. Não foram divulgados, porém, outros nomes além do ex-presidente do Uruguai. Atualmente, Lula está submetido ao esquema regular de visitação da Polícia Federal: apenas advogados e, uma vez por semana, familiares podem encontrá-lo.

A defesa de Lula e algumas lideranças petistas articulam com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a liberação de visitas de parlamentares e outros políticos ao ex-presidente. Um grupo de governadores de estados do Nordeste agendou para esta terça (10) ida a Curitiba.

Mujica foi um dos líderes sul-americanos que criticou a prisão de Lula. Em texto publicado no jornal El País, o ex-presidente uruguaio afirmou estar ao lado do petista “nas lutas do povo humilde do Brasil”. “Querido Lula, as classes sociais existem e as dominadoras não suportam que os subjugados disputem o poder. Sei que a luta continua e continuará apesar dos juízes e da mídia. Te acompanhamos nas lutas do povo humilde do Brasil. Contigo sempre, Pepe”, escreveu.

Em entrevista a uma rádio de seu país, Mujica defendeu que Lula “não está mentindo” e apontou o que classificou como “contradições dentro do Judiciário” brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?