metropoles.com

Regra de Ouro: deputado governista pauta projeto alternativo

Sem conversar com equipe econômica, Felipe Francischini, do PSL, pauta projeto na CCJ da Câmara apesar de governo planejar outro texto

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Deputado Francischini – CCJ
1 de 1 Deputado Francischini – CCJ - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, pautou para a sessão da próxima quarta-feira (16/10/2019) do colegiado o início do debate de um projeto de lei (PL) que altera a chamada Regra de Ouro, a proibição de o governo se endividar para pagar despesas correntes, como salários.

O projeto, de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), esperava na gaveta da CCJ uma orientação do governo, que não veio. Em entrevista ao Metrópoles, Francischini disse que foi “apunhalado pelas costas” pelo governo ao descobrir que a equipe econômica planejava mandar outro PL sobre a alteração da Regra de Ouro, mas para o Senado, tirando qualquer protagonismo da Câmara neste momento.

“Eu não tive nenhuma sinalização do governo ainda, então vou perguntar aos parlamentares o que eles pensam. Vamos começar a debater, fazer nosso papel”, disse o deputado, que é do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mas não faz parte da ala mais ligada a ele nesse momento de briga.

“Essa briga não me influencia em nada, porque eu vou continuar tocando as minhas pautas. O que eu achar que o governo não está dando uma resposta, vou trabalhar com os projetos que temos na CCJ. O Brasil não pode esperar”, disse Francischini.

O PL pautado para a CCJ prevê que, antes de o Executivo precisar descumprir a Regra de Ouro, algumas atitudes teriam que ser tomadas pelo Tesouro para evitar rombo nas contas públicas e antes de que novos pedidos de crédito extraordinário fossem liberados. O estado de alerta seria colocado em prática quando as operações de crédito estivessem entre 95% e 100% das despesas.

Compartilhar notícia