metropoles.com

Preocupação é resolver Previdência, afirma Rodrigo Maia

Presidente da Câmara diz não ser contra proposta de Guedes de desvincular orçamento, mas que ato pode desmobilizar prefeitos e governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia – presidente da camara federal
1 de 1 Rodrigo Maia – presidente da camara federal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou no início da tarde desta terça-feira (12/3) que sua principal preocupação é resolver a reforma da Previdência na Casa, apesar do “plano B” do ministro da Economia, Paulo Guedes, de enviar uma proposta para desvincular as receitas de estados e municípios.

Para Maia, a proposta não é negativa, mas poderia gerar uma desmobilização de prefeitos e governadores na questão da Previdência, que deve começar a tramitar na Câmara nos próximos dias.

“Fico preocupado, porque, para um governador desvincular o orçamento no seu estado, talvez resolva a situação nos quatro anos dele”, disse Maia, o que não resolveria o problema da Previdência de maneira geral.

Para a União, a desvinculação das receitas já foi feita com a emenda Constitucional que estabeleceu o teto de gastos, entende o presidente da Câmara. Segundo ele, as propostas podem até tramitar juntas, desde que o foco permaneça em resolver a situação dos regimes de aposentadoria.

Maia também disse que Guedes tem se mostrado um bom articulador com o Parlamento, mas o Planalto precisa liderar o processo de articulação, ou “dificulta muito”.

Margem para votação
Questionado sobre a margem de votos para a votação da proposta, Maia disse que o governo precisa ter, pelo menos, 350 votos em sua conta para ter tranquilidade de aprovar o texto no plenário da Casa. Propostas de emendas constitucionais requerem quórum qualificado, de ao menos 308 votos, em dois turnos de votação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?