Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

PF não prepara esquema especial para Lula livre

Delegados consideram que, a partir da ordem de soltura do ex-presidente, ele não estará mais sob custódia da corporação em Curitiba

08/11/2019 17:18, atualizado 08/11/2019 17:47
Compartilhar notícia
ALICE VERGUEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
PF não prepara esquema especial para Lula livre

A Polícia Federal em Curitiba não montará nenhum esquema especial de segurança para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixar a prisão. Na tarde desta sexta-feira (08/11/2019), o juiz Danilo Pereira Júnior, titular da 12.ª Vara de Execuções Penais, determinou expedição de alvará de soltura do petista, menos de 24 horas depois que o Supremo declarou inconstitucional a prisão em segunda instância.

Segundo delegados ouvidos, a partir da determinação de soltura Lula não estará mais sob custódia da PF e deixará o prédio como os demais presos, a não ser que seus advogados peçam para que a exposição seja evitada.

A avaliação na PF é a de que a própria defesa não irá pedir que ele deixe o prédio acompanhado por policiais, para escapar de fotos e evitar tumulto, porque a escolta passaria a imagem de que o petista continua preso.

Manifestantes montaram, ao lado do prédio da PF, na capital paranaense, um palanque para Lula discursar assim que deixar a prisão.

A estimativa da Polícia Militar é a de que 2 mil pessoas aguardam o ex-presidente no momento, diante da Superintendência da PF.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-senador Lindbergh Farias (RJ) também chegaram ao local.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

O petista está inelegível e responde a outros processos, situação que por enquanto não muda, mesmo que ele seja libertado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quinta (07/11/2019), que condenados têm direito a cumprir a pena em liberdade até que o último recurso seja julgado.