metropoles.com

Governo impede entrada de autoridades venezuelanas no Brasil

Em portaria publicada nesta terça, ministros impedem entrada de altos funcionários do regime de Nicolás Maduro que atentem contra democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Twitter/ Reprodução
Nicolas Maduro
1 de 1 Nicolas Maduro - Foto: Twitter/ Reprodução

O governo brasileiro decidiu impedir a entrada de altos funcionários do regime venezuelano no país. A portaria interministerial, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (20/08/2019), estabelece novas regras, como a de atentar contra a democracia, para a entrada no Brasil de autoridades do país vizinho.

Segundo o texto, ficam impedidos os “altos funcionários do regime venezuelano que, por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”.

Os nomes dos impedidos estarão, segundo a portaria, em rol taxativo a ser elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores e, posteriormente, encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A portaria é assinada pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e das Relações Exteriores, o chanceler Ernesto Araújo. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) é crítico ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela e já demonstrou apoio a Juan Guaidó, líder da oposição que se autodeclarou presidente interino do país.

A decisão já havia sido anunciada no início deste mês, após encerramento de reunião do Grupo de Lima, na capital peruana, da qual participou o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo. “Trata-se de ato que encontra respaldo no ordenamento jurídico brasileiro”, garante nota da pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?