metropoles.com

Em nota, Planalto ataca vídeo, mas diz que Carnaval é festa popular

Posicionamento é feito depois da grande repercussão envolvendo cenas obscenas compartilhadas pelo presidente no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois da grande repercussão envolvendo o vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter, na terça-feira (5/3), o Palácio do Planalto divulgou uma nota oficial, nesta quarta (6), afirmando que as imagens contêm ato que configura crime e viola os valores familiares, bem como as tradições culturais do Carnaval. No entanto, esclareceu que o propósito do presidente foi mostrar como o espírito da comemoração está sendo distorcido. 

“Não houve intenção de criticar o Carnaval de forma genérica, mas, sim, caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular”, destacou o Planalto.

O chefe do Executivo federal afirmou ser preciso “expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades”. Assim que publicada, a postagem virou polêmica e o conteúdo do post foi restringido para alguns usuários da plataforma. O vídeo bateu mais de 2 milhões de visualizações e mais de 7 mil compartilhamentos em 18 horas de veiculação.

Veja a nota divulgada pelo Planalto na íntegra:

A respeito de publicação realizada na conta pessoal do presidente da República, em 5 de março, convém esclarecer que:

– No vídeo, postado pelo sr. presidente da República em sua conta pessoal de uma rede social, há cenas que escandalizaram, não só o próprio presidente, bem como grande parte da sociedade.

– É um crime, tipificado na legislação brasileira, que violenta os valores familiares e as tradições culturais do carnaval.

– Não houve intenção de criticar o Carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular.

Confira o tuíte do presidente (as cenas do vídeo são fortes):

Compartilhar notícia