metropoles.com

Coronavírus: Bolsonaro libera resgate de pessoas de outros países

Dois aviões da frota presidencial decolaram em direção à China para repatriar brasileiros. Chegada ao Brasil deve ser na manhã de sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Avião decolando
1 de 1 Avião decolando - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na noite desta quinta-feira (06/02/2020) que autorizou o embarque de passageiros de outras nacionalidades nos dois aviões que irão repatriar cidadãos e parentes de brasileiros em Wuhan, na China, cidade epicentro do surto de coronavírus. A declaração do presidente foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

As duas aeronaves modelo Embraer 190 fazem parte da frota presidencial e têm capacidade para acomodar 30 pessoas cada uma. A última informação do Itamaraty é de que 34 brasileiros estariam confirmados para embarcar para o Brasil. “Se tivermos apenas 40 brasileiros, eu já autorizei, sobrariam em torno de dez vagas. Trazer nacionais de outros países, se for da América do Sul, pousa aqui [no Brasil]”, disse o presidente.

Bolsonaro disse ainda que o governo da Polônia entrou em contato com o governo brasileiro para que cidadãos do país europeu também pudessem embarcar e desembarcar na capital, Varsóvia. “Entrou um pedido da Polônia agora. Eles foram gentis para conosco, e tem poloneses lá. Se quiser retornar, vem, desembarca em Varsóvia e tudo bem”, concluiu.

A capital da Polônia é uma das escalas que os aviões com os repatriados farão na volta para o Brasil. Além de em Varsóvia, as aeronaves farão paradas em Las Palmas (Espanha) e Fortaleza, no Ceará, antes de pousar na Base Aérea de Anápolis.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?