metropoles.com

Bolsonaro indica André Luiz de Almeida Mendonça para AGU

Anúncio foi, como de costume, feito por meio de redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
André Luiz de Almeida Mendonça AGU – Reprodução
1 de 1 André Luiz de Almeida Mendonça AGU – Reprodução - Foto: Reprodução

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (21/11) a escolha de André Luiz de Almeida Mendonça para estar à frente da Advocacia-Geral da União (AGU) no futuro governo.

André Luiz de Almeida Mendonça já dirigiu a área de Patrimônio, Probidade e Meio Ambiente do órgão, tendo atuado também na Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2011, o futuro advogado-geral da União recebeu o Prêmio Innovare pela atuação, no âmbito da AGU, no processo de recuperação de recursos no exterior desviados da obra do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).

A escolha foi recebida com ressalvas internas no órgão. O indicado é uma das principais lideranças da Anauni, entidade que defende a segregação da carreira de procurador federal e rivaliza com a Anafe, considerada a maior associação da categoria.

Currículo
André Luiz de Almeida Mendonça, 45 anos, tem currículo extenso. Trabalhou como advogado concursado da Petrobras entre 1997 e 2000, e desde então é advogado da União. Dentro da AGU atuou em vários setores, ocupando cargo de corregedor-geral e vice-diretor da Escola Superior, entre outros.

Tem participado ativamente nos acordos de leniência fechados pela CGU e AGU. Atualmente, representa o Brasil no Grupo de Suborno Transnacional da OCDE. Possui ainda carreira acadêmica, com mestrado e doutorado em combate à corrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

 

Compartilhar notícia