metropoles.com

Bolsonaro diz que não interferirá na escolha da presidência da Câmara

Afirmação foi feita durante encontro, nesta segunda (12/11), com o deputado reeleito JHC, candidato à sucessão do posto

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira / Metrópoles
Jair Bolsonaro no plenário da Câmara
1 de 1 Jair Bolsonaro no plenário da Câmara - Foto: Daniel Ferreira / Metrópoles

Recluso em sua casa para reuniões com aliados e auxiliares da equipe de transição de governo, o futuro chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro, informou na manhã desta segunda-feira (12/11) que não vai interferir no processo de escolha do novo presidente da Câmara, em fevereiro de 2019.

A afirmação foi feita durante encontro com o deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), um dos postulantes já anunciados para a disputa e atual terceiro-secretário da Câmara.

A favor do socialista, contam a proximidade com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito e detentor da maior votação em São Paulo, e o recorde de sufrágios conquistados em seu estado, Alagoas.

“Ele foi super-receptivo durante a visita, mas falou que não vai interferir no processo”, relatou ao Metrópoles o deputado JHC, como é mais conhecido. Congressista reeleito para um segundo mandato, o parlamentar alagoano foi até o próximo titular do Palácio do Planalto pedir apoio à sua candidatura, anunciada no embalo do discurso de renovação na política. Ainda segundo pontuou João Henrique Caldas, Bolsonaro disse que a “moeda” do novo governo não será a troca de cargos, mas, sim, a confiança.

Divulgação
João Henrique Caldas (JHC) após encontro na residência do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro

 

“Neste novo momento no qual o Brasil está vivendo, me sinto confortável para disputar a presidência da Câmara. Precisamos fazer uma política de convergência suprapartidária e resgatar a credibilidade do Congresso Nacional”, ressaltou JHC. “As urnas deram um recado de renovação. E esses que estão chegando vão ter de representar os votos que receberam, por renovação”, completou.

Bolsonaro retornará a Brasília na terça-feira (13) para intensificar o processo de transição de governo. Ainda nesta segunda (12), o presidente eleito recebe em sua casa no Rio de Janeiro o futuro ministro que conduzirá a política econômica, Paulo Guedes.

Em Brasília, o ministro extraordinário responsável por coordenar a transição de governo, Onyx Lorenzoni, mantém reuniões com grupos de trabalho e recebe autoridades nesta segunda (12).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?